GABARITO: C
Segundo Korth, um BANCO DE DADOS “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.
Podemos exemplificar situações clássicas como uma lista telefônica, um catálogo de CDs ou um sistema de controle de RH de uma empresa.
Já um SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS (SGBD) é um software que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário. Exemplos de SGBDs são: Oracle, SQL Server, DB2, PostgreSQL, MySQL, o próprio Access ou Paradox, entre outros.
Por último, temos que conceituar um SISTEMA DE BANCO DE DADOS como o conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários. Date conceituou que “sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica”.
Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente da aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento.
Fonte: https://www.devmedia.com.br/conceitos-fundamentais-de-banco-de-dados/1649
a) Incorreto: um Banco de Dados é uma coleção de dados logicamente relacionados com significado inerente.
b) Incorreto: um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) um conjunto de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados.
c) Correto: um Sistema de Banco de Dados (SBD) representa a união do banco de dados com o software de sistema gerenciador de banco de dados.
d) Incorreto: um dicionário de dados é o repositório que permite armazenar a definição do banco de dados.
FONTE: Exponencial Concursos.
Abçs!