SóProvas


ID
1130122
Banca
FCC
Órgão
PM-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os presidentes do Brasil e dos outros países-membros do Mercosul resolveram suspender este país provisoriamen­te do bloco alegando que o então presidente Fernando Lugo foi destituído ferindo a ordem democrática.

O país a que se refere o texto é

Alternativas
Comentários
  • Notícia de 2012Mercosul suspenderá Paraguai dos órgãos do bloco econômico

    O Mercosul, reunido na cidade argentina de Mendoza, suspenderá o Paraguai dos órgãos do bloco devido à destituição do presidente Fernando Lugo. A sanção contra o novo governo paraguaio, que não participará da cúpula do Mercosul em Mendoza, tem como base o chamado Protocolo de Usuhaia 1, de 1998, que prevê medidas contra um país onde não há garantias para a democracia.


    Notícia de 2014

    O reingresso do Paraguai no Mercosul

      As eleições no Paraguai para a eleição de um novo presidente foram realizadas em Abril de 2013 e elegeram Horacio Cartes para a presidência. Como a cúpula de presidentes do Mercosul havia deliberado em Junho de 2012, no momento da suspensão do Paraguai, de que após as eleições neste país a suspensão seria revogada, não havia mais o impedimento da volta do Paraguai ao bloco. Assim, em Julho de 2013 o Mercosul verifica a retomada da democracia no Paraguai e possibilita o reingresso do país no bloco.

      O presidente Cartes, porém, antes mesmo de tomar posse do cargo em Agosto, já declarava que a volta do país ao bloco era um tema delicado, que demandava primeiramente a aprovação do poder legislativo paraguaio do protocolo de adesão da Venezuela no Mercosul para que posteriormente o país manifestasse seu reingresso. O Paraguai também demonstrou seu interesse de retornar ao bloco sob a condição de tomar posse da presidência pro-tempore do mesmo.

    Em Dezembro de 2013, após várias negociações e discussões políticas, a Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou finalmente o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, aceitando assim a participação deste país no bloco. Logo após esta aprovação, o presidente Cartes declarou o interesse em regressar ao bloco, não exigindo mais a presidência pro-tempore. A cúpula dos Representantes do Mercosul, agendada para Janeiro deste ano, marcaria a volta do Paraguai ao bloco, porém, após ser adiada duas vezes, a cúpula foi realizada finalmente em 20 de Fevereiro na capital do Uruguai, Montevidéu, concretizando o retorno do Paraguai ao Mercosul.