SóProvas


ID
1130392
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A seleção e preparação dos futuros membros do grupo psicoterapêutico é de grande importância, para evitar desistências posteriores e fomentar o sucesso terapêutico. Sobre esse processo de seleção, considere as seguintes afirmativas:

1. O perfil psicológico do cliente constitui uma importante variável para ser investigada.

2. A administração de testes psicológicos é o procedimento mais útil para nortear a seleção.

3. Indicações para terapia de grupo incluem baixa autoestima, humor deprimido, dificuldades de comunicação e problemas de relacionamento e isolamento em ambientes sociais.

4. Recomenda-se que pessoas com baixo nível cognitivo, em situações de crise, demasiadamente autocentradas e com baixa tolerância à frustração e à ansiedade sejam incluídas em grupos terapêuticos.

5. Os grupos homogêneos apresentam vantagens sobre os heterogêneos quando são de longo prazo e orientados para o insight.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sobre essa questão?

    O gabarito é alternativa C. Não entendi porque a alternativa 3 é colocada como correta ? Porque a baixa alto estima, humor deprimido, etc são colocados como indicativos para a inserção no grupo?!



  • Me arrisco a dizer que a explicação se fundamenta no princípio do condicionamento. Assim, os comportamentos isolacionista, deprimido, etc. é resultado de um ambiente propício a estes e que se retroalimenta (ficar no quarto o dia todo, por exemplo). Portanto, uma estratégia eficaz seria oferecer ao paciente um meio pelo qual uma mudança nos estímulos percebidos possam proporcionar novos comportamentos. Assim, a psicoterapia em grupo pode estimular a interação com outras pessoas, fortalecendo a socialização, a autoestima baixa pode ser posta em perspectiva com o olhar do outro, a conquista de novas amizades podem encerrar o processo de isolacionismo, etc.

  • Valéria Andrade, segundo Yalom, existem 11 fatores grupais que fazem parte da terapia de grupo e podem auxiliar os clientes com estes sintomas, entre eles estão:

    Socialização: Desenvolvimento de habilidades sociais em decorrência do próprio convívio em grupo (contato visual, apertar as mãos, ouvir os outros).

    Fatores existenciais: A abordagem dos grandes temas ou problemas existenciais (doença, morte, luto, isolamento) auxilia as pessoas a lidar com essas questões.

    Coesão grupal: O sentido de pertencer a um grupo e ter afinidade com seus membros facilita a aceitação dos demais e dos aspectos inaceitáveis de si próprio, além de possibilitar o estabelecimento de relacionamentos mais profundos com os outros.

    Recapitulação corretiva: Possibilidade de reviver e recapitular no grupo padrões de comportamentos semelhantes aos que apresenta em seu grupo familiar primário, ao interagir com os demais membros do grupo, havendo a oportunidade de corrigi-los (submissão, competição, dependência).

    Instilação da esperança: Ter esperança de melhorar é crucial para qualquer terapia.Perceber a melhora de outras pessoas que têm os mesmos problemas faz com que os pacientes acreditem que também são capazes de vencer as dificuldades.

    A universalidade do problema: Perceber outras pessoas com o mesmo problema diminui o isolamento, a vergonha e o estigma associados aos sintomas de muitos transtornos mentais.


    Bons estudos!

  • Segundo a minha perspectiva, linhas naturais dividem a experiência terapêutica em 11 fatores primários:

    1. Instilação de esperança

    2. Universalidade

    3. Compartilhamento de informações

    4. Altruísmo

    5. Recapitulação corretiva do grupo familiar primário

    6. Desenvolvimento de técnicas de socialização

    7. Comportamento imitativo

    8. Aprendizagem interpessoal

    9. Coesão grupal

    10. Catarse

    11. Fatores existenciais

    http://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_p.pdf