SóProvas


ID
1131127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.

A definição de critérios, procedimentos e normas de como as pessoas serão gerenciadas e conduzidas em suas relações de trabalho e no desempenho de atividades constitui um arcabouço formal para a elaboração de políticas de gestão de pessoas nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • O item está CERTO.

    A Gestão de Pessoas é uma relação de duradoura simbiose entre pessoas e organizações (CHIAVENATO, 2010). A GP refere-se às políticas e práticas (ações) necessárias para administrar o trabalho das pessoas.

    As pessoas são parceiras da organização. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso para a organização. Quando falamos em pessoas como parceiras, isso não se limita apenas aos seus clientes internos, seus colaboradores, mas incluem fornecedores; acionistas e investidores; além de clientes e consumidores.

    Assim, a definição de critérios, procedimentos e normas de como as pessoas serão gerenciadas e conduzidas em suas relações de trabalho e no desempenho de atividades constitui um arcabouço formal para a elaboração de políticas de gestão de pessoas nas organizações.


    CHIAVENATO, I.. Gestão de pessoas: o novo papal dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • CERTO. 

    A questão fala de procedimentos, normas e arcabouço formal. Esses termos estão relacionados a princípios e diretrizes das políticas de gp.

    Políticas: São guias para a ação. Princípios e diretrizes que ajustam as decisões e os comportamentos da organização e das pessoas na relação com ela.  (Gestão de Pessoas para Concursos. Andréia Ribas e Cassiano Salim)

  • arcabouço=sustentação

  • Comento - EXEMPLO DE POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS


    No Sistema Eletrobras (ou seja, política de gestão de pessoas) as pessoas são agentes e beneficiárias do fortalecimento organizacional, contribuindo para a competitividade, rentabilidade e sustentabilidade empresarial.


    A gestão de pessoas deve estar direcionada a soluções que proporcionem condições adequadas ao desenvolvimento, valorização e retenção de pessoas.

    As lideranças devem adotar modelos de gestão e ambientes de trabalho capazes de motivar e comprometer as pessoas com a estratégia empresarial, visando o desenvolvimento das competências profissionais, a excelência e o alcance dos objetivos organizacionais.

    Os colaboradores devem atuar com foco em resultados, empreendedorismo, inovação, ética e transparência.


    Desta forma, a Gestão de Pessoas deve estar estruturada para tornar o Sistema Eletrobras (ou seja, política de gestão de pessoas) o maior sistema empresarial global de energia limpa, com rentabilidade comparável às das melhores empresas do setor elétrico.


  • CORRETA!

     

    Chiavenato (2009) ensina que políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados.

    Constituem, segundo o autor, uma orientação administrativa para impedir que as pessoas desempenhem funções indesejáveis ou ponham em risco o sucesso de suas funções específicas.

    De forma específica, o autor argumenta que elas são as maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e, por intermédio deles, atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais.

  • Em outras palavras:

    Regras e regulamentos da organização servem para que a GP se oriente.

  • Quando a CESPE colocam palavras "feias" para tentar confundir sua definição e colocar em duvida sobre o contexto do item, geralmente está certo.

    já vi uma questão de português perguntando se trocar "divórcio" por "apartamento" manteria o sentido