-
Errado. Pois se supormos uma situação em que os produtos comprados sejam sempre do mesmo valor, quando ocorrer a venda, o custo do produto vendido, independentemente do método de estoque (Média ponderada Móvel, PEPS ou UEPS), será sempre o mesmo.
Ex.:
Média ponderada Móvel
Compra: 20x1 ----- 20
20x1 ----- 20x2 = 40
20x1 ----- 20x3 = 60
Venda de 1 unidade --> CMV =20
PEPS
Compra: 20x1 (primeiro que entra, primeiro que sai)
20x1
20x1
Venda de 1 unidade --> CMV =20
UEPS
Compra: 20x1
20x1
20x1 (último que entra , primeiro que sai)
Venda de 1 unidade --> CMV =20
-
Tenho notado que o CESPE tem mudando a forma de cobrança desse tipo de questão. Antes ele falava em período inflacionário ou deflacionário. Com isso a nossa resposta era automática (já estava decorado). Agora ele esta generalizando, dessa forma temos que começar a analisar a questão de forma completa.
-
Suponha que no dia 01 de determinado mês uma mercadoria custava 10. Com o passar dos dias o valor dela subiu até 20, porém até o dia 30 o valor dela desceu novamente a 10. Tanto pelo método PEPS como pelo UPES o custa da venda de uma unidade será 10, porém pela média ponderada móvel com certeza será maior, já que o preço subiu por um curto período. Assim, neste caso, o método da média ponderada móvel apresentará um custo maior que o PEPS e que o UEPS.
-
Gabarito: INCORRETO.
O erro está na afirmação “SEMPRE SERÁ”, na verdade EM REGRA o valor apurado pela média ponderada será intermediária, porém caso o mercado seja “ESTÁVEL” (não ocorra variação de preços) os valores de CMV, estoque inicial e final serão os mesmos.
-
O comportamento irá depender do ambiente econômico em que a entidade trabalha (inflacionário ou deflacionário). Além disso, se o preço de custo for constante ao longo do tempo não haverá diferença entre os métodos.
Com isso, incorreta a afirmativa.
-
Complicado..
A banca nunca informa se o mercado é inflacionário ou deflacionário.
Ora considera o inflacionário como regra, ora considera todas as hipóteses.
-
tabelinha decorada serve pra nada auheuaheau se liguem
-
Em economia com preços perfeitamente estáveis, qualquer que seja o critério adotado (PEPS, UEPS, custo médio), os RESULTADOS SERÃO IGUAIS. Logo, nem sempre o custo do produto vendido apurado pela média ponderável móvel será um valor intermediário entre os outros métodos.
Gabarito: Errado
-
Assunto super recorrente galera, ñ vacilar!!!
Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPE-CE Prova: CESPE / CEBRASPE - 2020 - MPE-CE - Analista Ministerial - Ciências Contábeis
A necessidade de escolha de um método de avaliação de estoques decorre da instabilidade de preços. Caso se tenha uma economia com preços perfeitamente estáveis, qualquer que seja o método adotado, o resultado será o mesmo. CERTO
-
Igor Cintra | Direção Concursos
20/11/2019 às 17:54
O comportamento irá depender do ambiente econômico em que a entidade trabalha (inflacionário ou deflacionário). Além disso, se o preço de custo for constante ao longo do tempo não haverá diferença entre os métodos.
Com isso, incorreta a afirmativa.
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
Se tivermos uma economia com preços perfeitamente estáveis, qualquer que seja o critério adotado (PEPS, UEPS, custo médio), o resultado será igual.
Logo, nem sempre o custo do produto vendido apurado pela média ponderável móvel será um valor intermediário entre os outros métodos.
-
Em economia ESTÁVEL = Custo de Fabricação será SEMPRE igual (PEPS = M.PONDERADA = UEPS).
Bons estudos.