SóProvas


ID
1131574
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere uma arquitetura de três esquemas para banco de dados: nível externo, nível conceitual e nível interno. O conceito independência de dados diz respeito à capacidade para modificar o esquema em um nível do sistema de banco de dados, sem ter de alterar o esquema

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

    Segundo Navathe(2011,p.23),"[...]o conceito de independência de dados,que pode ser definida como a capacidade de alterar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem ter de alterar o esquema no nível mais alto."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE

  • Gabarito: C.

    Nível Externo

    V

    V

    Nível Conceitual - Independência lógica

    V

    V

    Nível Interno - Independência Física

  • Nível Visão (externo):

    É o nível mais alto de abstração. Expõe apenas parte do banco de dados que seja de interesse do usuário final. Em outras palavras, descreve MODO pelo qual os dados são vistos pelos usuários do sistema gerenciados de BD

    Nível Logico (Conceitual) :

    Descreve QUAIS dados são armazenados e quais os relacionamentos entre eles. É formado por estruturas simples. É vista pelo analista de desenvolvimento e pelo administrador de banco de dados, que devem decidir qual informação deve ser mantida no banco de dados.

    Nível Físico (Interno) :

    Nível mais baixo da abstração .Descreve COMO os dados estão realmente armazenados. É aquele que é visto pelo responsável pela manutenção e desenvolvimento do SGBD. Existe a preocupação com a forma de recuperação e manipulação dos dados dentro do Banco de Dados.

    A independência de dados permite alterar um nível sem afetar o nível superior.. sendo assim, pode-se alterar o nível conceitual sem afetar a visão dos dados do usuário final, por exemplo.

    Prof. Patrícia Quintão

  • complementando o comentário anterior ..

    a possibilidade de modificar um esquema sem afetar um esquema de nível mais alto é chamada de independência de dados.

    Essa independência é dividida em dois tipos:

    Independência lógica: permite a alteração do esquema conceitual, modificando-se a estrutura lógica do banco de dados, sem que seja necessário reescrever os programas.

    Independência física: permite a modificação do esquema físico sem que seja necessário reescrever os aplicativos que acessam seus dados. Em geral, as modificações no nível físico são realizadas para melhorar o desempenho do sistema.