SóProvas


ID
1132846
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“…o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a essa dinâmica." (ADAS, 2004, p.300)

Sobre as características do fenômeno migratório no território brasileiro podemos afirmar:

I) assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro-Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional.

II) na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de população para o Nordeste.

III) observa-se que a participação da população migrante na população local tem maior ex- pressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda.

IV) segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado.

V) tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gaba E

    I)FALSO. NAO É CORRETO SE AFIRMAR ISSO SOBRE O CENTRO-OESTE.

    II)VERDADEIRA. CREIO QUE A IV RESPONDE ESSE ITEM

    III)VERDADEIRA. AS CIDADES DO CENTRO-OESTE TEM OBTIDO UM CRESCIMENTO BASTANTE EXPRESSIVO, PARTICULAMENTE EM GOIAS

    IV) FALSA. A PARTIR DA DÉCADA DE 90 HOUVE MIGRAÇÕES DE RETORNO PRINCIPALMENTE DE NORDESTINOS SAINDO DE SP E VOLTANDO PARA SEUS LOCAIS DE ORINGENS. OBS.: HOJE EM DIA SP TEM SALDO MIGRATORIO POSITIVO

    V) VERDADEIRA. OS ÚLTIMOS SENSOS DEMOGRÁFICOS REVELAM UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DE MOVIMENTOS INTER-REGIONAIS E AUMENTO DAS MIGRAÇÕES INTRARREGIONAIS

    SEREMOS CADETES, SENHORES

  • Mesmo com todo fluxo de retorno de sp, ainda possui saldo migratório positivo, hoje em dia? De que forma se reconstituiu esse saldo?

  • I) assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro-Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional. Falso, "atração", pois varias cidades vem surgindo nessas regiões e a pecuária e o agronegócio vem atraindo grande parte da população do sul, a qual está com terras caras e mecanização agrícola, o que faz com que sua população procure novas áreas no caso CO E NORTE.

    II) na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de população para o Nordeste. Verdade, Desconcentração Industrial criando migração de retorno.

    III) observa-se que a participação da população migrante na população local tem maior expressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda. Justificativa na I, é o caso do CO e NORTE.

    IV) segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado. O saldo ainda está positivo, porém o aumento da saída com a diminuição do fluxo de entrada são fatores que ao longo do tempo levaram a um saldo negativo.

    V) tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano. Verdade