SóProvas


ID
1133779
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
AGEHAB
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Eleito Governador do Estado de Goiás para o período de 1961-1964, através da coligação PSD/PTB, Mauro Borges foi considerado o primeiro governador a ter um planejamento global para o Estado. Neste planejamento, promove uma experiência piloto, visando minimizar os problemas da ocupação da terra com a expansão do capitalismo, uma tentativa de reforma agrária no Estado, que recebeu como denominação:

Alternativas
Comentários
  •  


    No período de 1962 a 1964, o Governador Mauro Borges impressionou com um projeto de cooperativismo integral com base nas experiências observadas nos "Kubutzim" desenvolvidos no país de Israel.
    Através dos Decretos nº 63 e nº 64, de 27 de junho de 1962, foi declarada de utilidade pública uma área de 6500 alqueires abrangendo as fazendas Sussuarana e Caatinga, terreno plano, levemente ondulado, terra de grande fertilidade, localizada no Município de Arraias, às margens do Rio Palma.
    O Combinado foi fundado em 1962, pelo Governador Mauro Borges. Foi denominado Combinado Agro-Urbano de Arraias, por pertencer ao Município de Arraias.

  • Gabarito C

    Não confudir:

    # Combinado Agro-Urbano de Arraias - 1962 - Governo Mauro Borges = Filho de Pedro Ludovico

     # Projeto da Colônia Agrícola de Ceres. -1942 - Governo Getulio Vargas

  • O Combinado Agro-Urbano de Arraias-Goiás, projeto de reforma agrária e colonização, implantado na cidade de Arraias, atualmente município do Tocantins, no período de 1962 1964, pelo então governador Mauro Borges Teixeira, era uma proposta inovadora que procurou conciliar cidade e campo. Foi inspirado nas sociedades cooperativas rurais de Israel: Kibutz, Moshav Shitufi e Moshav Ovdim. Contudo, não foi bem-sucedido, sendo totalmente desativado em 1985. Por meio de uma análise do Plano de Desenvolvimento Econômico de Goiás e das obras autobiográficas de Mauro Borges Teixeira e de obras relacionadas ao Projeto foi possível constatar os motivos que levaram ao insucesso: a distância dos mercados consumidores, os entraves econômicos para a implementação do projeto Combinado Agro-Urbano de Arraias-Goiás, a questão social no combinado Agro-Urbano de Arraias Goiás, a expansão capitalista no campo, o poder dos latifundiários e as transformações tecnológicas na agricultura. Este estudo demonstra que naquele período a expansão do capitalismo no campo estava inerente as novas tecnologias voltadas à agricultura e foi um dos fatores determinantes para o insucesso do empreendimento, que se fundamentava em experiências cooperativistas e socialistas israelenses.

    GB C

    PMGO

  • boa Neiva do ceeeeeeuuuuuuuuuuuuuuu

  • GAB: C

    Uma outra grande realização do governo de Mauro Borges foi a tentativa de reforma agrária por meio de uma experiência-piloto: o Combinado Agro-Urbano de Arraias. Tratava-se, basicamente, de uma experiência de socialismo cooperativista, com forte influência da organização israelense dos Kibutz. Para coordenar esse projeto de reforma agrária, foi criado também o IDAGO – Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás, o que lhe valeu vários inimigos entre as oligarquias latifundiárias.

  • 04/06/2017 - 23h08m

    https://jtinoticias.com.br/noticia/golpe-militar-de-1964-acabou-com-projeto-agro-urbano-de-combinado-e-nos-ultimos-50-anos-nenhum-grande-empreendimento-foi-implantado-no-municipio/1660

  • Bora Caiado, solte o concurso logo. #PMGO