SóProvas


ID
1134127
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme disposto na Portaria no 104, de 25 de janeiro de 2011, a notificação compulsória é obrigação de todos os profissionais de saúde.
Quando se tratar de doenças, agravos e eventos constan- tes do Anexo II dessa Portaria, deve ser notificada às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (SES e SMS) em, no máximo, 24 horas, a partir da suspeita inicial, dentre outras, a seguinte doença:

Alternativas
Comentários
  • Discordo, mas a alternativa correta é a letra C

    Quando se fala em dengue, subtende-se poder ser qualquer subtipo, e no caso das doenças de Notificação Compulsória Imediata, a doença "dengue" só é notificada em casos específicos: com complicações, na febre hemorrágica, no choque, subtipo 4 e óbito. 

    Nos casos simples, ela entra na lista de notificação compulsória geral, vejam:

    PORTARIA Nº 104, DE 25 DE JANEIRO DE 2011


    § 1º As doenças, agravos e eventos constantes do Anexo II a esta Portaria, devem ser notificados às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (SES e SMS) em, no máximo, 24 (vinte e quatro) horas a partir da suspeita inicial, e às SES e às SMS que também deverão informar imediatamente à SVS/MS.

    ANEXO II

    Lista de Notificação Compulsória Imediata - LNCI

    I - Caso suspeito ou confirmado de:

    1. Botulismo;

    2. Carbúnculo ou Antraz;

    3. Cólera;

    4. Dengue nas seguintes situações:

    - Dengue com complicações (DCC),

    - Síndrome do Choque da Dengue (SCD),

    - Febre Hemorrágica da Dengue (FHD),

    - Óbito por Dengue

    - Dengue pelo sorotipo DENV 4 nos estados sem transmissão endêmica desse sorotipo;




  • Provavelmente essa prova foi aplicada antes da PORTARIA Nº 1.271, DE 6 DE JUNHO DE 2014 que traz Coqueluxe e Tétano como de notificacao imediata. Se a questao fosse aplicada hoje teria duas alternativas corretas.


  • Atenção a dengue está na lista I - casos suspeitos!!! Logo a questão está correta. Vou tentar explicar: Na lista está notificar deng4 imediatamente, só que não dá para saber antes do resultado laboratorial sair qual é o tipo, então se existe a suspeita para o tipo 4 também existe para todos os subtipos que o paciente ainda não teve, o jeito é notificar como suspeito e depois quando sair o resultado fazer a confirmação, não pode é perder a oportunidade de notificar. Com os casos de Óbito é a mesma coisa, a pessoa morre com os sintomas mas a confirmação só será feita depois de uns dias, então notifica-se como um caso suspeito. Os casos suspeitos são tão importantes quanto os confirmados, pois a partir deles a vigilância já pode mandar uma equipe na rua do paciente para procurar focos de mosquito, investigar se também há notificação de vizinhos afim de avaliar a necessidade do fumacê no bairro, prevenindo a instalação de um possível surto e a vigilância estadual poderá agir com antecedência, avaliando quantos casos foram confirmados e quantos ainda estão por confirmar. 

    Lista de Notificação Compulsória Imediata - LNCI

    I - Caso suspeito ou confirmado de:

    4. Dengue nas seguintes situações:

    - Dengue com complicações (DCC),

    - Síndrome do Choque da Dengue (SCD),

    - Febre Hemorrágica da Dengue (FHD),

    - Óbito por Dengue

    - Dengue pelo sorotipo DENV 4 nos estados sem transmissão endêmica desse sorotipo;

  • Anexo I está a coqueluche

  • O Anexo II da Lista de Notificação compulsória imediata(LNCI) da Portaria GM/MS nº 104 compõe-se de  suspeito ou confirmado de: Botulismo; Carbúnculo ou Antraz; Cólera; Dengue: com complicações (DCC); Síndrome do Choque da Dengue (SCD); Febre Hemorrágica da Dengue (FHD),  Óbito por Dengue e Dengue pelo sorotipo DENV 4 nos estados sem transmissão endêmica desse sorotipo; Doença de Chagas Aguda; Febre Amarela; Febre do Nilo Ocidental; Hantavirose; Influenza humana por novo subtipo; Peste; Poliomielite; Raiva Humana; Sarampo; Rubéola; Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao Coronavírus (SARS-CoV); Varíola; Tularemia; e Síndrome de Rubéola Congênita (SRC).

    Segundo a Portaria 104 e as alternativas apresentadas a doença de notificação compulsória respectiva é a dengue.

    Resposta C

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br

  • ver portaria 204/2016 http://www.poderesaude.com.br/novosite/images/18.02.16_I.pdf

    hoje a resposta correta seria coqueluche,letra a, que deve ser notificada às secretarias estadual e municipal de saúde. tétano só precisa ser notificado à secretaria municipal. e dengue só em caso de óbito, não sendo o caso, é de notificação semanal.

  • Questão desatualizada de acordo com a portaria 204 de 2016. Dengue só será imediata notificação caso ocorra óbito, no mais ela é de notificação semanal. A resposta hoje é letra A de acordo com a citada portaria.

     

    Seguia Estudando! Fé!

  • Questão desatualizada Q CONCURSO.

  • questão desatualizada

    Dengue - casos - Notificação semanal

    Dengue - óbitos - Notificação imediata

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

  • Hanseníase é de notificação compulsória SEMANAL e não imediata