SóProvas


ID
1134166
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um atendimento de emergência, na assistência a uma vítima de queimadura apresentando formação de flictenas (bolhas), o procedimento correto é:

Alternativas
Comentários
  • TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA DAS QUEIMADURAS 1. Tratamento imediato de emergência: • Interrompa o processo de queimadura. • Remova roupas, joias, anéis, piercings e próteses. • Cubra as lesões com tecido limpo.

    Hipersensibilidade, hipertermia, ardor e regeneração rápida, são características da lesão por queimadura de primeiro grau. Flictenas é popularmente conhecido como "bolhas" sendo uma característica da queimadura de segundo grau. Não de deve furar as bolhas!

    Características Queimadura do 3º grau:
    -Ocorre destruição da pele;
    -Cor variável (branca, vermelha, preta);
    -Superfície seca;
    -Exposição de tecido gorduroso;
    Dor ligeira pois as terminações nervosas foram destruídas

  • Queimaduras podem ser causadas por agentes térmicos (calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor, frio); químicos (ácidos e bases); elétricos (raios e correntes elétricas); radioativos (radiação nuclear). A queimadura de primeiro grau tem uma espessura superficial. Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas. Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias. A de segundo grau (espessura parcial-superficial e profunda): Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas. Pode ser superficial, a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa, ou profunda, a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias. Já a de terceiro grau (espessura total): Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, é indolor, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, possui textura coreácea e não reepiteliza e necessita de enxertia de pele (indicada também para o segundo grau profundo). No atendimento de emergência, a bolha não deve ser furada pois tal procedimento acarreta não descontinuidade da pele abrindo uma porta para infecção. Deve-se limpar a ferida com água e clorexidina desgermante a 2%. Na falta desta, use água e sabão neutro. Não aplicar qualquer tipo de pomadas e não tentar retirar materiais que possam estar grudados a pele. Resposta: E.   Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
  • Alternativa E