SóProvas


ID
1134985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Constatando-se o quadro clínico de tétano acidental, o seu tratamento é obrigatoriamente hospitalar. Nesse caso, prescreve-se como intervenção/cuidado de enfermagem

Alternativas
Comentários
  • O tétano acidental é uma toxi-infecção grave, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico, as quais provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Clinicamente, o Tétano Acidental se manifesta com febre baixa ou ausente, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos ou contraturas paroxísticas.

    Os princípios básicos do tratamento do tétano são: sedação do paciente; neutralização da toxina tetânica; erradicação do C. tetani do paciente, debridamento do foco infeccioso e medidas gerais de suporte.

    A doença não confere imunidade, logo, deve-se fazer a imunização com o toxoide antes da alta. Normalmente o paciente acometido pelo tétano acidental se submete a imunização passiva e ativa (vacina).

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.