-
ALTERNATIVA D.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII - valorização do profissional da educação escolar; VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extra-escolar; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. XII - consideração com a diversidade étnico-racial.
Comentário: A valorização da experiência extra-escolar
refere-se a toda experiência social educativa vivida fora da
instituição escolar. É um tempo-vivência não regulado pela escola, mas
que condiciona de forma diferenciada a qualidade da experiência escolar.
Entende-se por experiência extraescolar aquela que interioriza os esquemas empíricos das formas de vida, os códigos analíticos, valorativos, culturais e temporais não só da realidade instituída – racionalmente instituída pela escola – mas investido a sua vez nas dinâmicas e exigências no educando como agente ativo construtor de sua experiência educativa fora da escola em seus limites e possibilidades reais e projetivas. Isso nos indica a importância formativa das atividades extraescolares na constituição de rotinas, compromissos, valores, competências... que constituem a “escola fora da escola” e determinam em grandes partes as margens de inclusão e exclusão da mesma. Há que se reconhecer que as famílias dos setores mais favorecidos em capital cultural se inclinam a diversificar, maximizar e investir preferencialmente na educação extraescolar de seus filhos e agendam fora docanônacadêmico inversões educativas de diferentes matizes e qualidades numa relação pragmática de custo-benefício. Dessa forma, as características e a natureza da experiência escolar e ostatussocial da família se reforçam mutuamente. Não, por acaso, não acontece o mesmo com as camadas populares.
Uma orientação inovadora da nova LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUÇÃO NACIONAL – LDB –, resultado das lutas e conquistas sociais, é a valorização da experiência extraescolar, princípio este que é a confirmação da flexibilidade e ampliação do conceito do educativo, que valoriza não apenas o saber sistematizado da educação formal, mas busca o desenvolvimento de uma cultura pedagógica que destaque o patrimônio cultural que o aluno-sujeito constrói fora e dentro da escola através de sua vivência social mais ampla.
-
Qual o erro da C?????
-
Olá, Danilo. A opção "C" não está errada do ponto de vista redacional, pois de fato é um dos princípios do ensino (LDB, art. 3º, VIII. O problema é que ela foge ao tema citado no enunciado da questão, o qual versa sobre experiência extra-escolar! Por esta razão a opção "D" é a correta e seu fundamento é a LDB, art. 3º, X.
-
Realmente não entendi essa questão?????
-
Letra C - ERRADA
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
CONTUDO, a questão pergunta da valorização da experiência extra-escolar e a única alternativa que corresponde a tal princípio é a letra D, conforme já mencionou o colega Marcos.
d) se considere o patrimônio cultural que o aluno construiu fora da sala de aula. CORRETA
-
Nem no meu vademecum tenho essa lei.
-
Galera que está confusa. Na verdade, todas as alternativas estão dentro dos princípios da LDB e estão corretas.. No entanto, somente a letra D caracteriza o conceito de ''experiência extra-escolar''. Entenderam?
Experiência extra-escolar é justamente isso. Respeitar o aluno e seu contexto familiar, sempre!!!
-
Para responder essa questão, com base na Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), deve-se indicar a alternativa que apresenta o que o princípio de valorização da experiência extra-escolar fomenta.
A) sejam incluídas matérias relacionadas à prática de esportes.
ERRADO – O princípio apresentado fomenta que se considere o patrimônio cultural que o aluno construiu fora da sala de aula. O Art. 27 da referida lei, que trata dos conteúdos curriculares da educação básica, que aborda a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais, contudo sem determinar a inclusão de matérias relacionadas à prática de esportes.
B) sejam instaladas escolas de período integral.
ERRADO – O princípio apresentado fomenta que se considere o patrimônio cultural que o aluno construiu fora da sala de aula. No que se refere ao período integral, a lei determina em seus artigos 34 e 87, que o ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino; e que serão conjugados todos os esforços objetivando a progressão das redes escolares públicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral.
C) se garanta a gestão democrática do ensino público.
ERRADO – O princípio apresentado fomenta que se considere o patrimônio cultural que o aluno construiu fora da sala de aula. O inciso VIII do Art. 3º traz o princípio da gestão democrática do ensino público. A gestão democrática prevê a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, bem como a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
D) se considere o patrimônio cultural que o aluno construiu fora da sala de aula.
CORRETO - O inciso X do Art. 3º estabelece como um dos princípios do ensino a valorização da experiência extra-escolar. O inciso XI do mesmo artigo traz a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; bem como o inciso II pontua a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Há uma relação entre a experiência extra-escolar e a consideração do patrimônio cultural que o aluno construiu fora da sala de aula.
E) sejam ministradas aulas em locais externos ao prédio escolar.
ERRADO – O princípio apresentado fomenta que se considere o patrimônio cultural que o aluno construiu fora da sala de aula. A lei não faz menção à realização de aulas em locais externos ao prédio escolar.
Portanto, a letra D é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Creio que o termo "patrimônio cultural" foi mal empregado. O uso desse termo se refere mais ao patrimônio coletivo (regional, nacional, da humanidade). Mas s adequado seria falar simplesmente em cultura, ou capital cultural ou vivências