Gabarito B. Segundo o professor João Antonio (EVP e Estratégia):
6.1.3.2. Efeitos de caractere (fonte) versus efeitos de parágrafo
Aproveitando sua pergunta, leitor, vamos classificar os efeitos que o Word pode aplicar no texto:
• Efeitos de caractere (ou efeitos de letra, ou efeitos de fonte): são alguns efeitos que o Word pode aplicar diretamente sobre os caracteres (letras, números e símbolos que digitamos no texto). Negrito, itálico e sublinhado são exemplos de efeitos de fonte, pois pode-se aplicá-los, se desejado, a cada letra separadamente.
Também são exemplos de efeitos aplicáveis às fontes: tipo da fonte, tamanho da fonte, cor da fonte, subscrito, sobrescrito, tachado e tachado duplo, baixo e alto relevo, versalete e sombra etc. Não por acaso, esses efeitos se encontram no grupo Fonte.
• Efeitos de parágrafo: são recursos que se aplicam aos parágrafos (ou seja, são efeitos inerentes à entidade parágrafo – bloco de texto). Ou seja, tais recursos não apresentam, num mesmo parágrafo, duas formatações diferentes.
Entre os efeitos classificados como efeitos aplicáveis a parágrafos estão o alinhamento do parágrafo (esquerdo, direito, justificado e centralizado), marcadores e numeração, recuos, afastamento de linha, afastamento antes e depois do parágrafo.