Gabarito E
O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo Simples de Transferência de E-mail) é o protocolo padrão que permite transferir o e-mail de um servidor para outro, em conexão ponto a ponto.
Este é um protocolo que funciona online, encapsulado numa trama TCP/IP. O e-mail é enviado diretamente para o servidor de e-mail do destinatário. O protocolo SMTP funciona com comandos de texto enviados ao servidor SMTP (por padrão, para a porta 25). Cada um dos comandos enviados pelo cliente (validados pela cadeia de caracteres ASCII CR/LF, que equivale a um clique na tecla ‘Enter’) é seguido de uma resposta do servidor SMTP composta de um número e de uma mensagem descritiva.
O protocolo POP (Post Office Protocol - Protocolo dos correios) permite, como seu nome indica, recuperar o seu e-mail num servidor distante (o servidor POP). Ele é necessário para as pessoas não conectadas permanentemente à Internet, para poderem consultar os e-mails recebidos offline.
Existem duas versões principais deste protocolo, o POP2 e o POP3, aos quais são atribuídas, respectivamente, as portas 109 e 110, funcionando com o auxílio de comandos de texto completamente diferentes.
Assim como no caso do SMTP, o protocolo POP (POP2 e POP3) funciona graças a comandos de textos enviados ao servidor POP. Cada um dos comandos enviados pelo cliente (validado pela suíte CR/LF) é composto por uma palavra-chave, eventualmente acompanhada de um ou vários argumentos e seguida de uma resposta do servidor POP, composta por um número e por uma mensagem descritiva.
O protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso à Mensagem de Internet) é um protocolo alternativo ao POP3, que oferece mais possibilidades. Entre outras, ele permite gerenciar vários acessos simultâneos, administrar várias caixas de e-mail e organizar as mensagens de acordo com mais critérios.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !