Protótipo é a primeira versão desenvolvida do software, a qual tem a finalidade de abordar a questão de interface com o usuário, validar requisitos e apresentar a viabilidade do sistema.
Durante a criação do protótipo, clientes e desenvolvedores ficam em constante interação, facilitando assim o levantamento de requisitos e funcionalidades do sistema.
Alguns desenvolvedores utilizam prototipações que são descartadas, ou seja, o desenvolvimento do sistema somente será iniciado após o término do desenvolvimento do protótipo. Esses métodos de prototipações geralmente elevam o custo do sistema, pois são feitos dois projetos separados, um do protótipo e outro do sistema final.
Essa separação entre o desenvolvimento do protótipo e do sistema final vem diminuindo a cada dia, com o uso da prototipação evolutiva, a qual será o objeto de estudo deste artigo que terá como objetivo mostrar as vantagens e desvantagens da utilização deste método no desenvolvimento de sistemas de informação.
PROTOTIPAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE:
Protótipos de alta fidelidade são semelhantes ao produto final. Este tipo de prototipação utiliza à mesma técnica que o sistema final e é indicado quando o objetivo é a venda do sistema ou o teste de problemas técnicos.
Há algumas vantagens em usar a prototipação de alta fidelidade, como: funcionalidades semelhantes as do sistema final, a definição completa do esquema navegacional, um elevado grau de interação com os usuários e a exploração de testes com muito realismo.
No entanto, há algumas desvantagens como, por exemplo: elevado custo e tempo de desenvolvimento, ineficiente para testes de opções de design e levantamento de requisitos.
PROTOTIPAÇÃO THROW-AWAY:
Este método de prototipação é utilizado para encontrar problemas de requisitos em protótipos, e tem como objetivo consistir uma maior qualidade, por meio da validação e definição no documento de requisitos do software.
Ele tem como base os requisitos que não estão bem definidos, e os que já estão bem definidos dificilmente são utilizados no protótipo. Ao construir um protótipo pelo método Throw-Away, os seguintes passos são seguidos: desenvolve-se um documento de requisitos provisório, obtêm-se opiniões dos usuários e reformula-se o documento de requisitos, repetem-se estes passos, até a obtenção de satisfação dos usuários e, consequentemente, a finalização do documento de requisitos.
Depois da finalização do documento de requisitos, o protótipo já não é mais necessário e então é abandonado, para que se inicie o processo de desenvolvimento do software, o que acarreta em um gasto de tempo um pouco maior e na elevação do custo.
PROTOTIPAÇÃO EVOLUTIVA:
A prototipação evolutiva é utilizada em protótipos que evoluirão até tornarem-se sistemas finais.
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/prototipacao-de-software/1896/
Bons estudos!
✅Gabarito(B)
O Modelo de Desenvolvimento Evolucionário subdivide-se em dois: Programação Exploratória e Prototipagem Descartável.
Modelo de Programação Exploratória
O objetivo desse modelo é o desenvolvimento da primeira versão do sistema o mais rápido possível. Os sistemas desenvolvidos com esse modelo caracterizam-se por não terem o escopo claramente definido, ou seja, a especificação do escopo é feita de forma intercalada ao desenvolvimento. Após o desenvolvimento de cada uma das versões do sistema, ele é mostrado aos usuários para comentários. Modificações sucessivas são feitas no sistema até que o mesmo seja considerado adequado.
Modelo de Prototipagem Descartável (Throwaway)
O objetivo principal desse modelo é entender os requisitos do sistema. Tem sido usado com sucesso para validar partes do sistema (Interface Gráfica e aspectos do sistema relacionados à arquitetura – ex: performance, portabilidade etc.). Como na programação exploratória, a primeira etapa prevê o desenvolvimento de um programa (protótipo) para o usuário experimentar. No entanto, ao contrário da programação exploratória, o protótipo é então descartado e o software deve ser re-implementado na etapa seguinte, usando qualquer modelo de ciclo de vida.
Fonte: Modelos de Ciclo de Vida do Processo de Software
http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares/disciplinas/projeto-de-software/aula-06-outros-modelos-prescritivos-1/grupo-2-prototipacao-evolucionaria/texto-2