SóProvas


ID
1139896
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A globalização contemporânea é vista antes de tudo como um produto da expansão cada vez mais ampliada do capitalismo e da sociedade de consumo, acarretando uma mercantilização da vida humana, que teria atingido níveis inéditos na história. Numa sociedade moldada pelo fetichismo da mercadoria, dominada pela lógica contábil em que tudo é transformado em grandezas abstratas, passível de ser comprado e vendido (...).

Essas palavras do geógrafo Rogério Haesbaert nos ajudam a pensar o processo de globalização

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Mas achei bastante má formulada a questão.
    A Globalização de fato é controversa e se baseia no capitalismo. Valoriza-se poucos nichos que geram o capitalismo, favorecendo, por consequência, os países que ou são poderosos, ou são emergentes, ou têm a oferecer algo que valha como moeda de troca.
    Em todo caso, como o capitalismo é valorado na globalização, é inevitável que ele seja exacerbado, supervalorizado e, por vezes, enaltecido, gerando como consequência a "mercantilização da vida humana".
    O autor falou das especificidades daqueles que pertencem à globalização. A ótica não foi universal.
    Portanto o autor não "nos ajuda a pensar" nessa resposta. Apenas conhecimento prévio e avulso das palavras do autor que nos ilumina na questão.

  • Permita-me discordar, João, de você.

     

    "Numa sociedade moldada pelo fetichismo da mercadoria, dominada pela lógica contábil em que tudo é transformado em grandezas abstratas, passível de ser comprado e vendido..."

     

    Você afirma que "A ótica não foi universal." Como não? Já leu Bauman? Leia e informe-se sobre o consumismo que entra sim na questão das "desigualdades sociais e culturais pré-existentes" da alternativa d).