SóProvas


ID
114235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de criptografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Uma das vantagens da criptografia simétrica em relação à assimétrica é a maior velocidade de cifragem ou decifragem das mensagens. Embora os algoritmos de chave assimétrica sejam mais rápidos que os de chave simétrica, uma das desvantagens desse tipo de criptografia é a exigência de uma chave secreta compartilhada.ERRADO. Os algorítmos de chave assimétrica são mais lentos.b) A criptografia assimétrica baseia-se no conceito de par de chaves. O RSA é um algoritmo assimétrico que utiliza duas chaves criptográficas e cuja segurança fundamenta-se na dificuldade de fatoração de números inteiros extensos.CORRETO.c) Por definição, as funções de criptografia devem ser reversíveis. Alguns algoritmos como o DES (data encryption standard) e o DSS (digital signature standard) utilizam três chaves, uma para criptografar os dados (denominada chave pública), uma para decifrar os dados (denominada chave privada) e uma para aumentar a confiabilidade da encriptação (denominada chave confiável).ERRADO. O DES usa criptografia simétrica, logo existe apenas uma chave. E o DSS é usado para assinatura digital.d) Na criptografia assimétrica, cada parte da comunicação possui um par de chaves. Uma chave é utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem é privada e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem é pública.ERRADO. Você pode cifrar com chave privada e decifrar com chave pública, o que não ocorre é a divulgação da chave privada.e) Enquanto mecanismo de cifragem de bloco, a criptoanálise diferencial e linear tem como objetivo predizer a saída do bloco a partir das entradas, comparando-se as características entre os textos cifrados e decifrados byte a byte. Tais modalidades são utilizadas para decifrar o algoritmo simétrico RSA e facilitar a descoberta da chave.ERRADO. RSA é assimétrico.
  • A  dificuldade do RSA se baseia na dificuldade de se fatorar números primos grandes. Números primos são números inteiros mas nem todo número inteiro é primo isto torna o gabarito um pouco dúbio. 
  • O RSA não se baseia na dificuldade de fatorar números PRIMOS grandes! É trivial fatorar qualquer número primo grande! Já que ele só é divisível por 1 e por ele mesmo!
  • acho que a B é a menos errada

    mas vamos ver o historico do cesse nessa questões


    Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Análise de Sistemas - Específicos

    Disciplina: Segurança da Informação | Assuntos: Criptografia

     Ver texto associado à questão

    AES é uma cifra de bloco simétrica, com blocos de 128 bits e chaves de 128, 192 e 256 bits, e RSA é um sistema assimétrico que tem por base a fatoração de grandes números inteiros.

                    Certo       Errado

               

    certo






    A seguranca do RSA esta baseada na dificuldade de fatorar numero primos muito grande

    ERRADA


    ===================

    O RSA, que se baseia na dificuldade de fatoração de números primos grandes.

    ERRADA




    Acho que o correto mesmo seria falar


    Baseado na dificuldade em se fatorar números grandes em fatores primos



  • d) Na criptografia assimétrica, cada parte da comunicação possui um par de chaves. Uma chave é utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem é privada e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem é pública. 

    Vejamos, o verbo ficou muito excludente. Muitas vezes se usa a chave publica para encriptar a mensagem e a privada para decriptar, na verdade e' a maneira mais usual. Imagine que seu chefe e' um major cientista do exer'cito e você e' um soldado aprendiz e auxiliar de laboratório. Você descobre que um elemento x pode causar a destruição do planeta, se cair nas mãos erradas, mas só confia no seu chefe para contar. Você vai usar a chave publica que ele tem para encriptar a mensagem com a noticia secreta. Ele vai utilizar a chave privada para abrir e ler a mensagem.  Vamos dizer que o departamento de segurança detectou essa mensagem estranha e tentou alterar seu conteúdo, mas sem sucesso. O "hash" da mensagem foi alterado e você sera' notificado sobre isso,indicando que alguém esta de olho na sua conversa. Dizem por ai que o hash e' incopiavel,mas nao e' verdade, ele pode ser copiado na teoria. Para evitar isso, deve-se criptografar também o "hash", que sera lido na comparação junto ao destinatário. Existe a tecnica de mescla de tecnologias simetricas e assimetricas. Basicamente uma mensagem usa a tecnologia simetrica para ganhar tempo no processamento(que eh mais demorado na assimetrica) e manda a chave pela tecnologia assimetrica. 

  • Eu gostaria de saber qual exatamente é o erro da letra "d". 
    A explicação do professor foi: 
    Chave pública - encriptar (remetente)
    Chave privada - decriptar (destinatário)

    Porém, em outras questões o CESPE considerou o inverso correto e a explicação que foi dada é que o processo inverso também pode acontecer. Isso me faz crer que a explicação da professora foi MUITO FRACA. 


    (CESPE/2010/Caixa/Técnico Bancário) O destinatário de uma mensagem assinada utiliza a chave pública do remetente para garantir que essa mensagem tenha sido enviada pelo próprio remetente.
    RESPOSTA: CORRETO.


  • A alternativa B fala em fatorar números INTEIROS grandes, não fatorar números primos grandes, cuidado ao ler as alternativas. O problema de fatoração de números inteiros não possui (ainda) algoritmo que o resolve em tempo polinomial, tendo somente algoritmos de complexidade exponencial, o que, para números suficientemente grandes, é impraticável. A alternativa B está corretíssima

  • Thais, entendi o porquê da letra D está errada devido a esse motívo: "A chave utilizada para encriptar a mensagem é privada e divulgada para o transmissor​"

    Entendi que ele também enviaria a chave privada ao destinatário..

  • GENTE

    Marquei a B: 

    A criptografia assimétrica baseia-se no conceito de par de chaves. O RSA é um algoritmo assimétrico que utiliza duas chaves criptográficas e cuja segurança fundamenta-se na dificuldade de fatoração de números inteiros extensos.

    Entretanto, também está errada, uma vez que o RSA se utiliza de dois PARES de chaves, e não de duas chaves apenas hehe

  • Corrigindo as alternativas:

     

    a) (ERRADA) Uma das vantagens da criptografia simétrica em relação à assimétrica é a maior velocidade de cifragem ou decifragem das mensagens. Embora os algoritmos de chave simétrica sejam mais rápidos que os de chave simétrica, uma das desvantagens desse tipo de criptografia é a exigência de uma chave secreta compartilhada.

     

    b) (CORRETA) A criptografia assimétrica baseia-se no conceito de par de chaves. O RSA é um algoritmo assimétrico que utiliza duas chaves criptográficas e cuja segurança fundamenta-se na dificuldade de fatoração de números inteiros extensos.

     

    c) (ERRADA) Por definição, as funções de criptografia devem ser reversíveis. Alguns algoritmos como o 3DES (data encryption standard) e o DSS (digital signature standard) utilizam três chaves, uma para criptografar os dados (denominada chave pública), uma para decifrar os dados (denominada chave privada) e uma para aumentar a confiabilidade da encriptação (denominada chave confiável).

     

    Simplesmente a banca fez uma "salada de frutas" com os conceitos desses algoritmos.

     

    d) (ERRADA) Na criptografia assimétrica, cada parte da comunicação possui um par de chaves. Uma chave é utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem é pública e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem é privada.

     

    e) (ERRADA) Enquanto mecanismo de cifragem de bloco, a criptoanálise diferencial e linear tem como objetivo predizer a saída do bloco a partir das entradas, comparando-se as características entre os textos cifrados e decifrados byte a byte. Tais modalidades são utilizadas para decifrar o algoritmo assimétrico RSA e facilitar a descoberta da chave.