SóProvas


ID
1142692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da abordagem clássica da administração, julgue o item a seguir.

A administração científica constitui uma combinação de princípios, os quais podem ser assim sumariados: ciência, em lugar de empirismo; harmonia, em vez de discórdia; cooperação, e não individualismo; rendimento máximo, em lugar de produção reduzida; e desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência. Sua obra deve ser analisada, principalmente, pela importância da aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima.

    A Administração Científica constitui uma combinação dos seguintes ingredientes:

    1 - Ciência, em lugar do empirismo.

    2 - Harmonia, em vez de discórdia.

    3 - Cooperação, não individualismo.

    4 - Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida.

    5 - Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAkgMAF/teoria-geral-adm?part=3


  • "Cooperação, e não individualismo?"

  • Qual o problema com Cooperação e não individualismo?

    Atualmente a administração se baseia nesse sentido, pessoas individualistas não têm vez no mercado de trabalho, principalmente na iniciativa privada.


  • Danilo,

    confesso que também errei a questão justamente por causa dessa afirmativa "cooperação, e não individualismo". Não sei se os colegas pensam igual a mim, mas a administração científica propõe tarefas simples, divisão de trabalho, onde cada um exerce sua função, isoladamente. O que, para mim, vai de encontro ao que a questão propõe com a palavra "cooperação". Sempre lembro do filme Tempos Modernos pra responder esse tipo de questão.. hehe

    Espero que, caso eu esteja errado, alguém me corrija pra que também não erre mais.

    Valeu! :D

  • Entendo seu raciocínio Júnior, porém pelo fato da tarefa ser simples , não necessariamente ela precisa ser individual, já que as tarefas sempre dependem de outras pessoas também.

    Por exemplo:

    Um setor de produção, apesar da tarefa ser individual, a cooperação do setor de manutenção é importante para o término da tarefa.


    A tarefa foi individual, porém teve cooperação.

     

  • Valeu, Danilo.

    Dúvida sanada. Bons estudos! =D

  • Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário. Sendo assim, permitindo uma racionalização do método de trabalho do operário.
    Fonte: Chiavenatto

    GAB CERTO

  • Tão bonito que nem parece Taylor.

  • Errei na parte de desenvolvimento de cada homem pq pensei que a administração científica se baseia nas tarefas e não se preocupa com o homem. 

  • Errei, pq achei q no lugar de prosperidade seria PRODUTIVIDADE !

  • Segundo comentário em sala do professor Renato Lacerda (Brasília):

    . COOPERAÇÃO - eu pago e você produz; todos ganham

    . HARMONIA -  o indivíduo pensava na organização; se a organização cresce, eu ganho mais

    . PROSPERIDADE - a organização cresce e todos ganham

  • RESPOSTA CERTA


    Complementando os comentários:

    O princípio da máxima PROSPERIDADE para o patrão acompanhada da máxima PROSPERIDADE para o empregado deve ser os dois fins principais da Administração.


    Pg 5 do livro: Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato
  • Eu ainda discordo do gabarito pelo seguinte trecho "e desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade".

    A Q405005 está de acordo com meu pensamento:

    Q405005 Analise as seguintes alternativas relativas aos princípios básicos da teoria da administração científica de Taylor e seus colaboradores e assinale a alternativa INCORRETA.

    a) Produtividade e eficiência do trabalhador. 

    b) Seleção científica do trabalhador. 

    c) Cooperação entre administração e trabalhador. 

    d)Educação e desenvolvimento científico do trabalhador.

    Gabarito: D

    Para Taylor, o operário não deveria se preocupar com nada além de sua função especializada.

  • Realmente meus amigos, essa questão de certa forma viola os princípios de neutralidade/objetividade que qualquer professor deveria ter. Quando afirma prosperidade deixou à mercê - diferentes interpretações.

  • A CESPE copiou e colou esse trecho do livro de Chiavenato:

    "Para Taylor, a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um período de quatro a cinco anos para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões. A Administração Científica é uma combinação de: "Ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não-individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.""

  • Errei porque dei atenção exclusiva ao trecho que fala "desenvolvimento de cada homem" e desconsiderei o complemento que diz "no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade".

  • Questão certa, mas nenhum desses teóricos estavam preocupados com o desenvolvimento do homem, mas apenas que ele produzisse mais e mais, mesmo que passesse 30 anos batendo prego todo santo dia do mesmo jeito.

     

  • ciência, em lugar de empirismo - significa que em vez dos funcionários simplesmente saírem fazendo as coisas sem nenhuma reflexão, é fundamental que se considere a administração como verdadeira ciência, sendo estudada antes de ser colocada em prática. 

    harmonia, em vez de discórdia - os funcionários deverão trabalhar em harmonia, cada um tendo seu papel esclarecido na linha de produção, e com padrões de trabalho também harmônicos, não havendo divergências sobre qual a melhor forma de realizar as tarefas.

    cooperação, e não individualismo - como o foco é a produção, cada funcionário faz a sua parte do todo, não podendo se achar mais importante que os outros.

    rendimento máximo, em lugar de produção reduzida - com o estudo dos tempos e movimentos, o rendimento do trabalho dos funcionários deve ser maximizado para que a produção seja elevada.

    desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade - cada pessoa deve se desenvolver para realizar seu trabalho de maneira excelente, assim terá maior eficiência e prosperidade financeira, ao receber sua remuneração variável por produção

    Fonte: Prof. Carlos Xavier


  • Errei a questão por interpretar mal, olha como esta no livro d Chiavenato página 04 terceira edição:

     Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente
    e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência:

    eu ache que na questão estava falando da ciência dar lugar ao empirismo.

  • Valeu André Luiz, essa me deixou em dúvida e me fez errar. Boa explicação!

  • CERTA

     

    Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência. Sua obra deve ser analisada, principalmente, pela importância da aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima.

    A Administração Científica constitui uma combinação dos seguintes ingredientes:

    1 - Ciência, em lugar do empirismo.

    2 - Harmonia, em vez de discórdia.

    3 - Cooperação, não individualismo.

    4 - Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida.

    5 - Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAkgMAF/teoria-geral-adm?part=3

  • Eu li todos os comentarios, porem, nao consigo comporeender onde se encaixa "cooperação" na adm. cientifica, posto que, com a divisao do trabalho, cada operario estaria se dedicando unicamente a sua tarefa.

    Alguem pdoeria explicar?

  • Oi Patrícia Cotta, 

     

    A cooperação na administração científica acontece para que tenha como resultado a eficiência de tarefas. Não é uma busca da cooperação em si, mas para ter pura e simplesmente mais eficiência. Não há uma preocupação aqui com as pessoas e sim com o desempenho eficiente, unicamente.

  • Ciência, em lugar de empirismo: essa é autoexplicável, adminstração científica

    Harmonia, em vez de discórdia: todos, dentro de suas especialidades, trabalham para uma organização, são meras peças no todo, não há uma organização informal.

    Cooperação, e não individualismo: o trabalho é padronizado e mecanizado, há organização para definir a atividade de cada empregado e eles trabalham em conjunto, anterior a esta teoria era encontrado a desordem e ausência de treinamento operacional.

    Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida: pagamento por produtividade, logo quem produz mais, ganha mais.

    Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade: essas eram as metas da Administração científica e da teoria clássica.

  • faltou dizer que o homem era comparado a um boi

  • Bolada em vez de flechada/ A sua vó em vez do menino / by chapolin

  • Aadministração científica combina as seguintes ideias em uma perspectiva sobre a administração:
     Ciência, em lugar de empirismo.
     Harmonia, em vez de discórdia.
     Cooperação, e não individualismo.
     Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida.
     Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar
    maior eficiência e prosperidade.

    fonte: Estratégia Concursos

  • TAYLOR!!!

     

  • ALGUM MNEMÔNICO?

  • Michelle Nunes, olha... Para esse assunto não conheço nenhum mnemônico. mas recomendo de coração que vc realmente tire um tempo preciosos para estudar esse assunto. Vai valer muito apena.  Eu fiz isso e não arrependo. Foi um tempo precioso mas que deu uma base boa nesse assunto.

     

    Sucesso!!

  • Administração Científica (TAYLOR) = Tarefas

    Teoria Clássica (FAYOL) = Estrutura

  • Gabarito CERTO

     

    Essa era a própria definição de Taylor. Para ele a Administração Científica seria uma combinação de:

     

    --> Ciência em lugar de empirismo.

    --> Harmonia em vez de discórdia.

    --> Cooperação e não individualismo.

    --> Rendimento máximo em lugar de produção reduzida.

    --> Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade”.

  • Embora fosse identificada como científica, a teoria de Taylor foi criticada pelo empirismo. Não havia, efetivamente, comprovação científica para os princípios propostos pela abordagem clássica (Taylor e Fayol). Errei a questão por guardar esta definição. Contraditório... Sigamos.

  • Q58344
    A abordagem proposta por Taylor defendia que fossem priorizados na administração o empirismo e a prática, dando ênfase, desse modo, ao pragmatismo da ponta da linha e ao conhecimento já existente nos trabalhadores. ERRADO

  • gab.:C

    Taylor e Fayol foram os contemporâneos da abordagem clássica, que dava ênfase nas tarefas(Taylor) e na estrutura (Fayol).

  • Exatamente isso.

  • Ciência é investigação empírica por definição, mas fazer o quê, melhor decorar a teoria dessa disciplina.
  • Certo!

    Trata-se de uma questão que traz as ideias gerais sobre a escola da administração científica

    de Taylor. Vamos lembrar:

    Ciência, em lugar de empirismo - significa que em vez dos funcionários simplesmente

    saírem fazendo as coisas sem nenhuma reflexão, é fundamental que se considere a administração

    como verdadeira ciência, sendo estudada antes de ser colocada em prática.

    Harmonia, em vez de discórdia - os funcionários deverão trabalhar em harmonia, cada um

    tendo seu papel esclarecido na linha de produção, e com padrões de trabalho também

    harmônicos, não havendo divergências sobre qual a melhor forma de realizar as tarefas.

    Cooperação, e não individualismo - como o foco é a produção, cada funcionário faz a sua

    parte do todo, não podendo se achar mais importante que os outros.

    Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida - com o estudo dos tempos e

    movimentos, o rendimento do trabalho dos funcionários deve ser maximizado para que a

    produção seja elevada.

    Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade

    - cada pessoa deve se desenvolver para realizar seu trabalho de maneira excelente, assim terá

    maior eficiência e prosperidade financeira, ao receber sua remuneração variável por produção.


    Fonte : Carlos Xavier-ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • QUESTÃO PERFEITA!

  • Nossa da administração cientifica já tinha essas coisas bonitas?

  • Só faltou falar que na Administração científica tinha um intervalo que todas as máquinas eram desligadas e os operários iam jogar golfe. 

  • adm científica

  • Pareceu-me uma visão romântica, por isso me lasquei.Não podia ser o Taylor.

  • CERTOOO

    CARACTERISTCAS DA ADM CIENTÍFICA:

    PRINCIPAL NOME - TAYLOR

    --> FOCADO NAS TAREFAS ( OPERACIONAL )

    -->AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

    -->RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO

    -->DICIPLINA DO CONHECIMENTO OPERARIO

    -->INSENTIVO SALARIAL E PREMIAÇÃO CONFORME A PRODUÇÃO

    -->O TRABALHADOR ESTÁ INSERIDO SOMENTE NO CONTEXTO DA SUA ATIVIDADE, E NÃO COMO UM TODO

    -->VISÃO MECANICISTA ( O HOMEM É VISTO COMO UMA MÁQUNA )

    BORA PASSAR, GALERAAA!

  • O enunciado descreve as premissas descritas por Frederick Taylor no livro Shop Management, que é classificado doutrinariamente como o primeiro período de Taylor. Vejamos as principais ideias desse período:

    Gabarito: CERTO

  • Nessa última aí o Chiavenato "romantizou" demais, todo professor fala que a teoria de Taylor se lixava pro ser humano.

  • Prosperidade??????????????

  • Gab: CERTO

    Pessoal, tem um livro que me ajudou bastante e é muito bom, as explicações são muito claras. Quem ainda estiver com dificuldade indico a leitura.

    • Teorias da Administração - Reinaldo O. da Silva, 2008.