-
CERTA
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A abordagem clássica se divide em:
1) Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor
2) Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.
Partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.
A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.
http://www.professorcezar.adm.br/Textos/AbordagemClassicaAdministracao.pdf
-
Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a teoria CLássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.
Administração científica -> essa eficiência era alcançada pela racionalização + eficiência individual
Administração clássica -> partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, sejam elas órgãos ou pessoas.
Fonte: Chiavenatto
GAB CERTO
-
A administração geral ficou conhecida como Teoria Clássica e teve como Fayol seu precursor. Enquanto Taylor se preocupava com a administração da fábrica e utilizava o método científico, Fayol voltava-se para as atividades de todos os gerentes. Afirmou que a Administração era uma atividade comum a todos os empreendimento humanos na empresa, no governo e mesmo em casa. A ~enfase dessa teoria se concentra na estrutura organizacional e não mais nas tarefas, como na Administração Científica. Esssa teoria caracteriza-se pelo modelo de sistema fechado, pois analisa apenas o ambiente interno da empresa, sem nenhuma preocupação com o ambiente externo.
-
O certo não seria "Fábricas" no lugar de "empresas" ?
-
Segundo Chiavenato: "As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas...2. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações..."Administração Geral e Pública. Provas e Concursos. Idalberto Chiavenato.
-
Abordagem clássica da Adm.
Adm Cientifica Taylor - ênfase nas tarefas
teoria clássica: Fayol - enfase na estrutura
-
Origem da Abordagem Clássica da Administração
O surgimento da Abordagem Clássica de Administração é devida, principalmente, ao advento da Revolução Industrial.
Com ela, as empresas passaram por um processo de rápido e desorganizado crescimento, sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até então.
Outro fator importante é que, com o aumento das empresas e, complexidade de sua administração, bem como o crescimento da concorrência, a busca por meios de melhorar a eficiência das organizações tornou-se regra no período. A divisão dos cargos e tarefas e a constante necessidade de redução de custos e desperdícios, fez com que os estudos desenvolvidos por Taylor e Fayol fossem tão marcantes em suas épocas.
-
Fayol, a títullo de curiosidade, era francês.....
-
As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às conseqüências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber (CHIAVENATO, 2004):
• O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando gradativa complexidade na sua administração e exigindo uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes. O aumento da dimensão das empresas leva à substituição das teorias de caráter totalizante e global por teorias microindustriais de alcance médio e parcial. Com as grandes empresas de dimensões mais amplas surgem as condições iniciais de planejamento da produção, reduzindo a improvisação.
• A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no intuito de se obter o melhor rendimento dos recursos e fazer face à concorrência e à competição entre as empresas. Com a substituição do capitalismo liberal pelos monopólios, instala-se nos Estados Unidos, entre 1880 e 1890, a produção em massa, aumentando o número de assalariados nas indústrias. Torna-se necessário evitar o desperdício e economizar mão-de-obra. Surge a divisão de trabalho entre os que pensam e os que executam. Os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, fixam funções, definem métodos e normas de trabalho, criando as condições econômicas e técnicas para o surgimento do taylorismo nos Estados Unidos e do fayolismo na Europa.
-
-
A ABORDAGEM CLÁSSICA DECORRE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E PODE SER RESUMIDAS EM DOIS FATOS GENÊRICOS:
- O CRESCIMENTO ACELERADO E DESORGANIZADO DAS EMPRESAS.
- A NECESSIDADE DE AUMENTAR A EFICIÊNCIA E A COMPETÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES.
ABORDAGEM CLÁSSICA:
- TEORIA/ESCOLA CLÁSSICA: A PREOCUPAÇÃO BÁSICA ERA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA POR MEIO DO AUMENTO DE EFICIÊNCIA NA FORMA E DISPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES DA ORGANIZAÇÃO E DE SUAS INTERRELAÇÕES ESTRUTURAIS. OU SEJA, ÊNFASE NA ANATOMIA (ESTRUTURA) E NA FISIOLOGIA (FUNCIONAMENTO) DA ORGANIZAÇÃO.
- TEORIA/ESCOLA CIENTÍFICA: A PREOCUPAÇÃO BÁSICA ERA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA POR MEIO DO AUMENTO DE EFICIÊNCIA NO NÍVEL OPERACIONAL. OU SEJA, ÊNFASE NA ANÁLISE E NA DIVISÃO DO TRABALHO DO OPERÁRIO.
GABARITO CERTO
-
quem tiver o pdf do livro administração geral e publica, serie provas e concursos do Chiavenato, ed. 2016 poderia me enviar por e-mail? Pedido de uma pobre estudante que não possui dinheiro para comprar a versão impressa e não encontrou para baixar no google. clarasumber@hotmail.com
-
Q242815 Aplicada em: 2012 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista
O aparecimento da moderna administração foi estimulado pela Revolução Industrial. Certa.
-
Ou seja... A teoria clássica surgiu pra tentar organizar a "zona" que eram as organizações da época!
-
As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam as conseqüências geradas pela RevoluçãoIndustrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas que ocasionou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação
2.A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações para obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição
TGA Chiavenato Pg 49
-
Estou compadecido do mesmo pedido da Clara Sumbé ,se alguém puder me ajudar, dudouscamargo@gmail.com, ADMINISTRAÇÃO não entra na minha cabeça!
-
....as primeiras escolas, não havia legalidades nas relações, eram tácitas, a abordagem classica veio para prescrever e normatizar -- como se fosse receita de bolo..., dizer o que fazer passo a passo, todavia se preocupava com uma abordagem formal, dentro de uma visão mecanicista, voltada para racionalidade, voltada para eficiencia, é o homem máquina de uma forma especializada, fazia msm coisa, e produzia mais, nesta época o HOMEM tinha uma visão egoísta, racional e material, somente se motivava pelas recompensas materiais, salario. (homem econômico)
-
Visava aumentar a eficiência da indústria por meio de sua ORGANIZACAO e APLICACAO DE PRINCIPIOS GERAIS DA ADMINISTRACAO EM BASES CIENTIFICAS.
-
Uma outra questão para corroborar no entendimento.
(CESPE/CAMARA DOS DEPUTADOS/2012) O aparecimento da moderna administração foi estimulado pela Revolução Industrial.
GABARITO: CERTO
-
Gabarito: CERTO
A abordagem clássica está exatamente no aparecimento de empresas cada vez maiores e os problemas decorrentes dessa maior complexidade no funcionamento das mesmas.
-
Gab Certo
O surgimento da Abordagem Clássica de Administração é devida, principalmente, ao advento da Revolução Industrial.
Com ela, as empresas passaram por um processo de rápido e desorganizado crescimento, sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até então.
Outro fator importante é que, com o aumento das empresas e, complexidade de sua administração, bem como o crescimento da concorrência, a busca por meios de melhorar a eficiência das organizações tornou-se regra no período. A divisão dos cargos e tarefas e a constante necessidade de redução de custos e desperdícios, fez com que os estudos desenvolvidos por Taylor e Fayol fossem tão marcantes em suas épocas.
-
Certo.
Revolução industrial.
-
A abordagem clássica engloba o trabalho que dois pioneiros de estudo da administração desenvolveram no início do século xx, buscando aumentar a eficiência das indústrias que cresciam de forma muito desordenada entre o final do século XIX e o início do século XX.
Estratégia Concursos.
-
A abordagem clássica da administração se originou a partir dos estudos de Taylor e Fayol, num
contexto de grande crescimento desorganizado da indústria (revolução industrial), entre o final do
Século XIX e o início do Século XX.
Nesse contexto era muito comum encontrar várias organizações onde cada funcionário realizava
suas tarefas como queria, sem nenhuma previsão ou controle. Desse modo, a produtividade das
organizações era baixa, e o nível de produção limitado.
Com a chegada da abordagem clássica e sua implementação nas organizações a eficiência e
competência das mesmas cresceu fortemente.
CERTA
Fonte: Carlos Xavier-Estratégia Concursos
-
Acerca da abordagem clássica da administração, julgue os itens a seguir.
As origens da abordagem clássica da administração estão relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
AFIRMATIVA CORRETA.
O professor Carlos Xavier do Estratégia enumera que: "A abordagem Clássica engloba o trabalho que dois pioneiros do estudo da administração desenvolveram no início do Século XX, buscando aumentar a eficiência das indústrias que cresciam de forma muito desordenada entre o final do Século XIX e o início do Século XX.".
Portando, é totalmente correto que as origens da abordagem clássica da administração estão relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Segue lá @juniortelesoficial
Dá um joinha.
-
o que me pegou foi essas competências
-
CERTO
1.Abordagem Clássica - se divide em:
1.1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR -> apresentou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Com a condição de pagar mais ao operário que produz mais.
1.1.2. TEORIA CLÁSSICA - FAYOL -> Enquanto na Administração Científica a ênfase era na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA. Segundo Fayol, toda e qualquer organização deve ter um conjunto de funções, as quais fazem as organizações funcionarem de maneira adequada e saliente
-
Segundo Chiavenato, as origens da Abordagem Clássica da Administração remontam as consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando uma gradativa complexidade em sua administração e exigindo uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes.
2. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas.
Portanto, alternativa correta.