-
CERTA
Desdobramentos da Abordagem Clássica
Administração Científica Taylor
Chão de Fábrica
Ênfase das Tarefas
De baixo para cima
Teoria Clássica Fayol
Funções Administrativas
Ênfase na Estrutura
De cima para baixo
http://pt.slideshare.net/miltonh/administrao-cientfica-201201#
Q369287 Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Administrador
Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir.
Evidencia-se a influência da abordagem clássica da administração por meio da administração científica em uma organização concebida de baixo para cima e dos cargos para o sistema de produção.
GABARITO: CERTO
-
A.C.T.T.: Adm. Científica por Taylor com foco nas Tarefas (tarefas = níveis mais baixos, operacionais).
Já o outro (Fayol) cuidava da Estrutura, a Board, na Teoria Clássica: T.C.F.E.
-
O CESPE também gosta de dizer que a abordagem clássica envolve a teoria clássica de Fayol, Científica de Taylor e a Burocracia de Weber.
-
A abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes para o todo.
A abordagem Clássica era de cima para baixo, ênfase na estrutura da organização.
GAB CERTO
-
Administração Científica (Taylor): De baixo para cima. Ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário (ênfase nas tarefas).
Teoria Clássica (Fayol): De cima para baixo. A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Ênfase na estrutura.
-
TAYLOR = vê a organização de baixo para cima -> foco na tarefa
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FAYOL = vê a organização de cima para baixo -> foco na estrutura
-
eoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheirofrancês Henri Fayol, autor do livro "Administração Industrial e Geral", editado em 1916. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cl%C3%A1ssica_da_administra%C3%A7%C3%A3o
-
O que me fez gravar isso, foi saber que Taylor começou trabalhando no chão de fábrica (visão de baixo para cima) e que Fayol já era dono de fábrica (visão de cima para baixo)!!!
Gab: certo
-
Complementando...
A Teoria Científica, frederick taylor, tinha como foco a melhora da produtividade e da eficiência por meio da padronização da melhor maneira de executar as tarefas. Ou seja, o foco é a tarefa.
A Teoria Clássica, henry fayol, por sua vez, tinha como foco a melhor estruturação dos órgãos e da estrutura organizacional para melhorar a produtividade.
(CESPE/MS/ADMINISTRADOR/2010) Apesar de diferenciarem-se com relação ao foco de estudo, as principais semelhanças entre as teorias científica e clássica encontram-se na abordagem de sistema fechado e na busca da eficiência econômica das organizações. C
-
Fayol se preocupava com a direção, quem iria mandar, impor ordens, e não em quem iria executar.
Taylor se preocupava com o chão da fábrica, trabalhador executar tarefas simples para aumentar o lucro.
-
Administração Científica Taylor
Chão de Fábrica
Ênfase das Tarefas
De baixo para cima
Teoria Clássica Fayol
Funções Administrativas
Ênfase na Estrutura
De cima para baixo
-
Confundi Abordagem Clássica com Teoria Clássica.
Ambas são abordagens clássicas, porém de teorias diferentes.
Estou relatando para ninguém cometer o mesmo erro que eu. ;)
-
-
Taylor: Abordagem bottom-up (chão de fábrica, foco nas tarefas);
Fayol: Abordagem Top-down (foco na estrutura organizacional, visão geral).
-
Somente para ressaltar o que foi dito pelo Allex Petarli: abordagem clássica e teoria clássica são facilmente confundidas, a abordagem clássica diz respeito a Escola que tanto inclui a Adm. Científica como a Teoria Clássica. Em suma, a Adm. Científica e a Teoria Clássica estão dentro da Abordagem Clássica.
-
QUESTÃO CERTA. A Abordagem Clássica é composta por: Administração Científica, de Taylor, que focava as tarefas (chão da fábrica) e Teoria Clássica, de Fayol, que focava a estrutura (executivos de alto nível).
Pra ajudar no raciocínio:
T de Taylor, T de Tarefa - EMBAIXO: chão da fábrica
Teoria de Fayol é Clássica - EM CIMA: (pense numa) estrutura
-
Taylor -> Tarefa, chão de fábrica (de baixo pra cima)
Fayol -> Estrutura, de cima pra baixo
-
É a abordagem clássica da administração : questão PERFEITA !
-
Taylor : De baixo para cima
Fayol: De cimaa para baixo
-
Decorei assim:
Taylor = Térreo (De baixo para cima)
Fayol = Farol (De cima para baixo)
-
Errei imaginando que "executivo de alto nivel" estaria se referindo ao nivel estratégico da organização, e a teoria de fayol abarca a partir do nivel tático, pois na época o nivel estratégico ainda não era explorado pelas teorias.
-
As principais contribuições da abordagem clássica da administração se referem às preconizadas por Taylor e por Fayol.
isso ainda me confunde muito...alguem me indica um professor bom ai
-
Abordagem é o somatório de várias características das teorias. No caso da abordagem clássica , temos da teoria clássica e da teoria da administração científica. Essas teorias guardam relação entre si, pelo período em que foram preconizadas, e pela forma como se complementam. Fayol buscou implementar uma visão estrutural dentro da visão operacional de Taylor.
O surgimento da Abordagem Clássica de Administração é devida, principalmente, ao advento da Revolução Industrial.
Com ela, as empresas passaram por um processo de rápido e desorganizado crescimento, sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até então.
-
Taylor- Americano, pai da Adm. Científica - tinha visão de baixo para cima das partes para o todo.
ao passo que Fayol - Francês, pai da Escola Classica tbm muito vista em provas Gestão Administrativa- tinha uma visão de cima para baixo - (hierarquia) do toda para as partes.
*ambas, fazem parte da abordagem classica.
-
Gab Certa
Abordagem Clássica de Administração
O início do século XX é dado como época “berço” da Administração como ciência. Dois foram os introdutores: o americano Frederick Winslow Taylor e o francês Henry Fayol. O primeiro desenvolveu a chamada Administração Científica e o segundo a Teoria Clássica.
A Administração Científica, introduzida por Taylor nos Estados Unidos, tinha como principal preocupação aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas. O foco principal era a divisão do trabalho, as tarefa e a separação dos cargos. Por essa razão, afirma-se que a Administração Científica parte de baixo para cima, ou seja, das partes (operários) para o todo (organização). Os movimentos necessários para realização das atividades, o tempo necessário para tal execução e a especialização do trabalhador eram estudados de forma meticulosa, visando criar um padrão de comportamento. Dessa forma, a ênfase da teoria era a tarefa.
Teoria Clássica desenvolveu-se na Europa por meio dos trabalhos de Fayol. Nesta, a preocupação básica era com a estrutura organizacional, ou seja, a disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos. Em razão disso, afirma-se que a Teoria Clássica possui abordagem inversa à Administração Científica, partindo de cima para baixo, ou seja, da organização para os departamentos. A ênfase é na estrutura e não nas tarefas.
-
Mnemônico que inventei agora (se for útil para alguém):
Taylor ~> Trabalhador (foco nas ativ. dos trabalhadores). ~~~~~~~~~~~~~~~~> desenvolveu a Teoria da Adm. Científica.
Fayol ~> Foda (foco na estrutura organiz. hierarquizada; "chefes são foda"). ~~~~~> desenvolveu a Teoria Clássica da Adm.
-
Correto
Taylor - administração científica - foco nas tarefas
Fayol - Teoria clássica - ênfase na estrutura.
-
Taylor focava nas atividades do trabalhador= teoria da administração cientifica
Fayol pensava na estrutura= teoria classica da adm
-
Gabarito: CERTO.
Taylor com a administração científica tinha foco na otimização do nível OPERACIONAL (CHÃO DE FÁBRICA - NÍVEIS BAIXOS).
Fayol apresenta uma visão mais voltada para ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (NÍVEIS MAIS ALTOS)
-
CORRETA
VISÃO DO TODO PARA AS PARTES = TEORIA CLÁSSICA, FAYOL.
VISÃO DA PARTE PARA O TODO = CIENTÍFICA, TAYLOR.
-
O objetivo central da Teoria Clássica (também chamada de Teoria do Processo Administrativo, ou Escolas de chefes) era o mesmo da administração científica: maximizar a eficiência organizacional. Apesar disso, a Teoria Clássica de Fayol dava ênfase ao papel da estrutura organizacional.
Estratégia Concursos. Resumão professor Carlos.
-
Abordagem clássica é gênero em que administração científica e teorica clássica são espécies. Fabio Veiga.
-
CERTA
É exatamente isso. Taylor, pai da administração científica, enfocava o trabalho dos operários,
através do controle dos tempos e movimentos de execução das tarefas. Enquanto isso, Fayol, pai
da administração clássica, enfocava o papel da alta administração no estabelecimento de uma
estrutura organização que permitisse um trabalho com maior eficiência.
Fonte:Carlos Xavier -Estratégia Concursos
-
Eu faço assim quando escrevo os nomes deles:
Taylor ^
Fayol v
observem as direções
CERTO
-
CERTO
1.Abordagem Clássica - se divide em:
1.1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR -> apresentou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Com a condição de pagar mais ao operário que produz mais. Ênfase na TAREFA.
1.1.2. TEORIA CLÁSSICA - FAYOL -> Enquanto na Administração Científica a ênfase era na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA. Segundo Fayol, toda e qualquer organização deve ter um conjunto de funções, as quais fazem as organizações funcionarem de maneira adequada e saliente
-
CERTOOOO
UM PEQUENO RESUMO POR PALAVRAS CHAVE:
ABORDAGEM CLÁSSICA
ADM CIENTÍFICA --> TAYLOR ( FOCADO NAS TAREFAS - NÍVEL OPERACIONAL - DE BAIXO PARA CIMA)
TEORIA CLÁSSICA --> FAYOL (NÍVEL ESTRATÉGICO E INTERMEDIARIO - DE CIMA PARA BAIXO)
BORA PASSAR, GALERAAA!