SóProvas


ID
1142845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A importância da boa administração de materiais pode ser mais bem apreciada quando os bens necessários não estão disponíveis no instante correto para atender às necessidades de produção ou de operação.
Ronald H. Ballou. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2007, p. 61 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais.

Nas organizações, os materiais utilizados são classificados de acordo com a criticidade, a perecibilidade e a periculosidade

Alternativas
Comentários
  •  Classificação de Materiais pode ser dividida em cinco classes, são elas: por demanda, por criticidade, por perecibilidade, por periculosidade e por dificuldade de aquisição.

    http://www.passeidireto.com/arquivo/2338256/gestao-operacional-e-logistica-i-livro/31

  • Segundo João José Viana, Administração de Materiais, 2000, p.52-61, os materiais podem ser classificados em:

    1 - Por tipo de Demanda: em Materiais de Estoque (quanto a aplicação - classificados em materiais produtivos, matérias-primas, produtos em fabricação, produtos acabados, materiais de manutenção, materiais improdutivos, materiais de consumo geral ; quanto ao valor do consumo anual - ABC ; quanto à importância operacional - XYZ); Materiais não de Estoque (aqueles de demanda imprevisível e que não devem ser estocados, sendo comprados quando se faz necessário sua presença).

    2 - Materiais Críticos (criticidade): são materiais de reposição específica de um equipamento, de demanda imprevisível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre, caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário. Deve-se manter em estoque por risco de precisar dele. Não estão sujeitos ao controle de obsolescência. Exemplo de como identificar esses itens: um material importado e sua demora para receber, material de elevado valor; de difícil fabricação, etc.

    3 - Perecibilidade: aquele que pode chegar a desaparecer as propriedades físico-químicas do material. Muitas vezes o fator tempo influencia na classificação. Se porventura não houver consumo, sua utilização poderá não ser mais necessária, o que inviabiliza a estocagem por longos períodos. Quanto a perecibilidade ficam classificados como perecíveis e não perecíveis. Para aprimorar o gerenciamento, pode-se classificar os materiais perecíveis a) pela ação higroscópica (materiais com afinidade com o vapor d´água e podem ser retirados da atmosfera, ex: sal marinho, cal virgem), b) pela limitação do tempo (prazo de validade) c) instáveis (produtos químicos que se decompõem) d) voláteis (viram gás ou vapor) e) por contaminação pela água (motores a óleo) f) por contaminação por partículas sólidas (infelizmente já caiu na CESPE, rsrsrs. ex: areia e poeira) g) pela ação da gravidade (deformações por peso) h) por queda; i)temperatura ; j) ação da luz ; k) por ação da atmosfera agressiva (corrosão); l) ação animal (insetos e outros).

    4 - Periculosidade: identificação de materiais como produtos químicos e gases, oferencendo riscos à segurança.

    5 - Possibilidade de fazer ou comprar: 

    6 - Por tipos de estocagem: divididos em estocagem permanente (sempre com determinados níveis de estoque) ou temporária (que não sejam de estoque, mas que ficam estocados durante determinado tempo até sua utilização, mat. em transformação, por ex.)

    7 - Dificuldade de aquisição: fabricação especial; escassez no mercado; sazonalidade; logística sofisticada; importações.

    8 - Mercado Fornecedor: complementa a anterior. Mercado nacional ou internacional ou em processo de nacionalização.

  • Os principais tipos de classificação de materiais, são:


    a) Possibilidade de fazer ou comprar

    b) Por demanda

    c) Por aplicação  na organização (matéria-prima, produto intermediário ou  em processo, produto final ou acabado, material auxiliar)

    d) Por periculosidade (explosivos, líquidos e sólidos inflamáveis, materiais radioativos, corrosivos, oxidantes, etc

    e) Por perecibilidade (alimentos, vacinas, sujeitos a deterioração e a decomposição)

    f) Por importância operacional (criticidade - classificação XYZ)

    g) Por valor econômico (curva ABC)


    Professor Renato Fenili

  • Tipos de classificação:
    É necessária uma divisão que norteie as várias formas de classificação, proporcionando decisões e resultados que auxiliem no investimento e diminuem o risco de falta, são eles:
    - por tipo de demanda;
    - por materiais críticos;
    - por perecibilidade;
    - por periculosidade;
    - por possibilidade de fazer ou comprar;
    - por tipo de estocagem;
    - por importância operacional;
    - por valor de consumo;
    - por dificuldade de aquisição
    - por mercador fornecedor.


  • Acredito que outra questão ajudaria a responder, vejam:


    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Administrador

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Os fatores que determinam o tipo de organização de materiais são classificados de acordo com o tipo de consumo, a perecibilidade, a periculosidade, a possibilidade de fazer ou comprar, o tipo de estocagem, a dificuldade de aquisição e o mercado fornecedor. 

    GABARITO: CERTA.



    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Isabela, como voce faz esse banco de questoes???? Voce separa por assunto??? 

    Sempre vejo voce postando a resposta com base em uma outra questao de concurso. Acho isso super interessante!!! Parabens!!!

  • Putz! Errei a questão por achar que a banca tinha limitado SOMENTE a esses tipos de classificações citados no enunciado acima. Pois há mais como os colegas postaram. :@

  • Certo


    Os três atributos mencionados podem servir de base para elaboração de uma classificação:


    “Dentre atributos (ou fatores) que podem ser levados em consideração na hora de classificar um material, podemos citar: a demanda (se a demanda justifica a formação de estoque de determinado material); a perecibilidade (probabilidade do material perecer, ou seja, perder suas características físicoquímicas, como costuma ocorrer com os alimentos); a periculosidade (materiais que possuam características incompatíveis com outros materiais, oferecendo risco à segurança, tais como combustíveis inflamáveis); a dificuldade de aquisição; o mercado fornecedor; como este material é estocado; o valor econômico; a importância operacional; dentre outros.”


    Quanto à criticidade, referido atributo está contido na classificação XYZ


    Os materiais, quanto à importância operacional (quanto à importância que possuem nos processos da empresa) são classificados em materiais X, materiais Y, materiais Z.


    Nesta classificação o que se avalia é a imprescindibilidade do material do ponto de vista operacional, por isso a ideia de relacionar tal classificação ao grau de criticidade de determinado material.


    Bons estudos.

  • Esse tipo de questão da CESPE é um terror.
    Acertei, mas se fosse na hora da prova ia marcar a alternativa suando frio.
    Quando a banca diz "SÃO classificados" ela limita muito ¬¬

  • Flavia creio que ela nao limita na verdade é o estilo da banca Cespe ...questao incompleta nao é questao errada para a Cespe porém devemos ficar atentos a alguns termos ou algumas palavras "Só,Somente,Exclusivamente,Apenas,etc palavras com caracteristicas peculiar dentro do contexto....

  • Complementando...

    CORRETA. Entre os vários tipos de classificações, temos a criticidade (CLASSIFICAÇÃO X-Y-Z) que avalia o grau de criticidade dos materiais; a perecibilidade, que identifica quais materiais perdem as suas características físicas e químicas e; a periculosidade, que é aquele material perigoso, que oferce risco durante as atividades de manuseio e transporte.


     FENILLI

  • O item está CERTO. A afirmativa elenca alguns dos tipos de classificação citados por Viana (2006).


    A CLASSIFICAÇÃO POR CRITICIDADE refere-se a materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demandanão é previsívele cuja decisão de estocar é tomada combase na análise de risco que a empresa corre,caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário.


    A Classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de  imprescindibilidade do item de material nas atividades  desempenhadas pela organização. As classes são assim  definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):


    Classe X: materiais de baixa criticidade, cuja as faltas não implicam paralisações da produção, nem risco a segurança pessoal, ambiental e patrimonial.


    Classe Y: materiais que apresentam graus de criticidade intermediários, podendo, ainda, serem substituídos por outros com relativa facilidade.


    Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou colocam em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.


    O critério de CLASSIFICAÇÃO PELA PERECIBILIDADE (quando sujeito a modificações, químicas ou físicas, ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso) não exprime o sentido único e exclusivo etimológico do vocábulo, qual seja,extinguir o desaparecimento das propriedades físico-químicas do material. Muitas vezes,o fator tempo influencia na classificação; assim, quando a empresa adquire determinado material para ser utilizado em data oportuna, e, se porventura não houver consumo, sua utilização poderá não ser mais necessária,o que inviabiliza a estocagem por longos períodos. Tratam dos gêneros que estão sujeitos a deterioração e decomposição.


    Por fim, a CLASSIFICAÇÃO POR PERICULOSIDADE visa à identificação de materiais, como, por exemplo, produtos químicos e gases, que, por suas características físico-químicas, possuam incompatibilidade com outros,oferecendo riscos à segurança. Tratam – se de materiais perigosos que oferecem risco, em especial durante as atividades de manuseio e transporte.


    VIANA, J. J.. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2006.


  • Tipo ou critério de classificação de materiais:

    tipos: 

    possibilidade de fazer ou comprar :  verticalizacao e horizontalizacao;

    por demanda : materiais de estoque e matinais não de estoque ;

    por aplicacao na organização : matéria -prima, material em processamento, material semi-acabado, material acabado, produto acabado e material auxiliar;

    por periculosidade;

    por perecibilidade;

    por importância operacional ( materiais críticos );

    por valor de demanda (abc);

    material permanente versus de consumo.

  • Questão ambígua, bem cara do Cespe. Não é de se espantar se daqui a pouco tempo ela fazer a mesma questão e dizer que está errado, por limitar o conceito (foi feita uma enumeração taxativa). Brincadeira com a nossa cara. Questão de múltipla escolha onde se pode comparar as alternativas dá até pra relevar, mas questão desse tipo com esse grau de subjetividade... É de matar... Vai ser cada vez mais judicializada desse jeito.

  • A questão fala de Tipos para classificação:

     

    Demanda, perecibilidade, periculosidade, dificuldade de aquisição, mercado fornecedor, etc.

     

    De acordo com esses atributos é que um material é classificado como crítico ou nao crítico.

     

    Não confundam com os atributos para classificar que são: AFP > Abrangência, Flexibilidade e Praticidade.

  • Geovana, seus comentários são de grande valia, mas neste creio que vc se enganou. 

     

    Os ATRIBUTOS para a classificação de materiais são FLEXIBILIDADE, ABRANGÊNCIA E PRATICIDADE.

     

    Já o que tá descrito na questão são TIPOS OU CRITÉRIOS de classificação, dentre outros.

     

     

  • Você está certo, Welington, eu só troquei de lugar o tipo e atributos. rs

     

    Já corrigi!

     

    obrigada!

  • CORRETA!

    Complementando:

    Segundo João José Viana: 

    Para atender às necessidades de cada empresa, é necessária uma divisão que norteie as várias formas de classificação. Como existem vários tipos, a classificação deve ser analisada no todo, em conjunto, visando proporcionar decisões e resultados que contribuam para atenuar o risco de falta. 

  • é aquela coisa, questao incompleta nao é questao errada pra cespe em algumas questoes....

  • Tipos ou critérios de classificação de materiais

    Possibilidade de fazer ou comprar-

    Por demanda- materiais de estoque e não de estoque

    Por aplicação na organização- matéria-prima,material em processamento ou produto em fabricação,material semiacabado, material acabado, produto final ou acabado,material auxiliar

    Por periculosidade

    Por perecibilidade

    Por importância operacional(Classificação XYZ)-materiais críticos

    Por valor de demanda(Classificação ABC)

    Material permanenteXMaterial de consumo

    Outras classificações- bens de consumo:duráveis,não duráveis e semiduráveis;bens:tangíveis e intangíveis

    Fonte:Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concurso. 3ª edição.Editora:Método

  • Aquele desespero em ver uma questão incompleta....

  • Mas existem outras formas de classificação... 

     

  • Lawrence, CESPE incompleta = geralmente correta. Agora, se houver palavras delimitadoras- apenas, somente etc... ai sim pode estar errada

  • Certo, não falou que eram apenas essas.

  • Complementando ...

    Classificação de materiais : Abrangência, flexibilidade e praticidade.


  • Acertei essa questão pelo contexto do fragmento do texto

  • complementando...

    Podem ser classificados por:

    a) Estocagem:

    Estocável (consumo)

    Não estocável (permanente)

    b) Aplicabilidade

    Consumo

    Manutenção

    c) Perecibilidade

    d) Periculosidade

    e) Criticidade

  • Para mim esta questão pareceu taxativa, como sendo as 3 únicas formas de classificar...

  • CERTO

  • A questão é apresentada pela banca de maneira generalizada. Dessa forma está correta pois a criticidade, a perecibilidade e a periculosidade são formas de classificação de materiais.

  • CERTO

  • Aí vem um examinador, tira uma definição da bund@ e diz que está errado e que era pra ter considerado os atributos!!!!