-
Quando um empreendedor tem a ideia de um novo produto, monta um planejamento de como o ele será lançado, o público que vai atingir, o mercado que quer conquistar, se tem concorrentes, como faria o marketing, embalagem, preço, como faria para produzir, tendo fábrica ou terceirizando a operação.... enfim, ele cria todo um business plan que depois vai se tornar oficial diante do estudo real de mercado.
Mas há situações em que o produto esbarra na tal sazonalidade. É o caso de produtos especiais de verão, carnaval, Natal e todas as datas comemorativas. É normal acontecer do consumidor reduzir o ritmo da compra de sorvetes no inverno, de água, de protetor solar... o inverso também funciona. Alguém se imagina comprando cobertor em janeiro?
Em síntese, aquele consumo previsível, sabe?
A fonte é de um sítio de marketing, mas o exemplo é útil para compreendermos como funciona: http://www.endeavor.org.br/artigos/marketing-vendas/planejamento-de-vendas/como-entender-a-sazonalidade-do-meu-produto
-
Penso que a questão esteja errada pelo fato de informar que uma demanda sazonal seja caracterizada por intervalos IRREGULARES de tempo, quando na verdade são em intervalos REGULARES. A quantidade realmente é aleatória mas geralmente as sazonalidades são conhecidas. Segundo Marco Aurélio Dias, Admin de Materiais, p.26, são 3 as formas de Evolução de Consumo: a) Modelo de Evolução Horizontal de Consumo: de tendência invariável ou constante. É reconhecido pelo consumo médio horizontal (demonstrando em um gráfico). b) Modelo de Evolução de Consumo sujeito a tendência: o consumo médio aumenta (crescente) ou diminui (decrescente) com o decorrer do tempo. c) Modelo de Evolução Sazonal de Consumo: o consumo possui oscilações regulares, que tanto podem ser positivas quanto negativas; ele é sazonal, quando o desvio é no mínimo de 25% do consumo médio e quando aparece condicionado a determinadas causas. Pessoal, é bom lembrar desse percentual. Ex: aumento de vendas de picolés no verão.
Para João José Vieira, 2000, p. 110, são classificados em: a) Consumo Regular: materiais utilizados que tem pequena variação entre sucessivos intervalos de tempo constantes. Nessas condições, materiais com comportamento regular, dependendo da situação, podem passar a ter consumo com tendências crescentes ou decrescentes. b) Consumo Irregular: materiais utilizados em quantidades aleatórias, por meio de grande variação entre sucessivos intervalos de tempo. c) Consumo Sazonal: caracteriza-se por padrão repetitivo de demanda, que apresenta alguns períodos de considerável elevação em determinado período. Bons estudos!
-
ERRADA
O erro esta em dizer que o consumo sazonal ocorre quando ha um consumo irregular de materiais.
O correto seria :o sazonal se caracteriza pela utilização de materiais em quantidades aleatórias em intervalos REGULARES de tempo.
-
A questão erra quando fala "intervalos irregulares de tempo.", na verdade é regular, outras questões podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Administração de Materiais e Logística; Sazonalidade do consumo; Considera-se que há sazonalidade no consumo de determinado bem quando seus dados referentes ao consumo apresentam variação regular em alguns períodos.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Adminstração
Disciplina: Administração de Recursos MateriaisO índice sazonal, que estima o quanto a demanda de determinado período é maior ou menor que a média geral de demanda do produto, é expresso pela razão entre a demanda para o período e a demanda média para todos os períodos.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Sazonal modelo matemático. = demanda oscilante.
O consumo possui oscilações regulares, que tanto podem ser positivas quanto negativas.
Adm de Materiais - Marco Aurélio 5ªed
ERRADO
-
ERRA a questão ao mencionar "intervalos irregulares". São intervalos REGULARES! Exemplo se encontra em algumas frutas que têm mais produção durante determinada época do ano.
Portanto, gabarito ERRADO!Espero ter contribuído!
-
CONSUMO SAZONAL
Caracteriza-se por padrão
repetitivo de demanda, que apresenta alguns períodos de considerável elevação
em determinado período.
João José Viana (2006, p.112).
-
(CESPE – TSE – 2006) Diz-se que determinado material tem sazonalidade de consumo quando apresenta variação irregular de consumo em determinados períodos. E
(CESPE – TJPA – 2006) Sazonalidade de consumo significa variação regular de consumo em determinados períodos. C
-
Consumo Irregular é diferente de Consumo Variável ( sazonal, ciclíco, etc)
-
Irregulares.
-
Para entender melhor isso, tomemos o exemplo óbvio de uma sorveteria.
É presumível que ela venda maravilhas durante o verão, que obtenha lucros formidáveis ao longo da estação mais quente do ano – é a sazonalidade positiva. Porém, se o empresário não se preparar para a longa barrigada nas vendas durante, sobretudo, o outono e o inverno, poderá enfrentar sérios problemas em sua administração – a sazonalidade negativa.
-
Sorvete vende mais no verão.
-
Obrigado "Camila Torres", continue nos ajudando dessa forma. Sucesso!!!
-
Consumo é definido como a quantidade de material requisitado pelas unidades organizacionais para uso em seu processo produtivo. Entre as várias classificações de consumo, o sazonal se caracteriza pela utilização de materiais em quantidades aleatórias em intervalos REGULARES de tempo.
Exemplo se encontra em algumas frutas que têm mais produção durante determinada época do ano.
-
Sazonalidade de consumo significa variação regular de consumo em determinados períodos.
-
INTERVALOS REGULARES.
GABARITO OFICIAL:ERRADO
-
consumo irregular
-
ERRADO
INTERVALO REGULAR
-
O consumo sazonal apresenta intervalos de considerável elevação em alguns períodos do ano (exemplos: consumo/vendas de sorvetes e aparelho de ar condicionado no verão ou de cobertores e antigripais no inverno).
Esse tipo de consumo possui oscilações regulares, que tanto podem ser positivas quanto negativas.
É considerado sazonal quando o desvio é de no mínimo 25% do consumo médio e quando aparece condicionado a determinadas causas.
Ao contrário do que diz o enunciado, não se caracteriza pela utilização de materiais em quantidades aleatórias em intervalos irregulares de tempo. Esse é o conceito do consumo irregular e não do sazonal.