SóProvas


ID
1142857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Na fase de habilitação de uma licitação, a administração pública pode solicitar a comprovação de regularidade fiscal e trabalhista de participante.

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais .


Se na aquisição de determinado material o fornecedor informar que o preço dele trata-se de preço FOB, então, nesse caso, está subentendido que o valor notificado inclui o do frete para a entrega do material no endereço indicado.

Alternativas
Comentários
  • Quem oferece o  frete é o sistema CIF e não o FOB

     CIF: É a abreviatura da expressão em inglês Cost Insurance Freight, que em português significa Custo,Seguro e Frete. Neste caso O FORNECEDOR SE  RESPONSABILIZA PELO SEGURO E PELO FRETE  até ao local de destino, indicado pelo comprador.

     FOB: Por sua vez, é a abreviatura de Free on Boad, que em português pode ser traduzida como Posto a Bordo, diferentemente do CIF, o responsável (comprador) paga por todos os custos referentes ao frete e ao seguro.

    Fonte: www.administradores.com.br/artigos/negocios/cif-ou-fob/51311/

    GABARITO: ERRADO

  • Se na aquisição de determinado material o fornecedor informar que o preço dele trata-se de preço FOB, então, nesse caso, está subentendido que o valor notificado inclui o do frete para a entrega do material no endereço indicado. 


    se o vendendor dizer que o preço é FOB é porque naquele preço não está incluido o frete, que será por conta do comprador.

  • Questão semelhante:

    Q301127 - CESPE - 2013 - TRT 10ª REGIÃO - TÉCNICO JUDICIÁRIO

    Os custos referentes à entrega da mercadoria por meio da modalidade de frete denominado FOB (free on board) estão inclusos no preço apresentado pelo fornecedor. ERRADO

  • Separação por grupos segundo o INCOTERMS

    “E” – Partida. Mínima obrigação para o Exportador - Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor.;

    Ex.EXW-Works

    “F” – Transporte  Internacional não pago pelo Exportador - Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador.;

    Ex.: FCA – Free Carrier; FOB – Free On Board; FAS – Free Alongside Ship:

    “C” – Transporte Internacional pago pelo Exportador - O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho.;

    Ex.:CFR – Cost and Freigh; CIF – Cost Insurance and Freight; CPT – Carriage Paid To ;CIP – Carriage and Insurance Paid

    “D” – “Deliver” – Obrigação máxima para o Exportador - O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.

    Ex.:DAT – Delivered At Termina; DAP – Delivered At Place


  • Q359886 - CESPE -  2014 - MDIC  - Analista Técnico - Administrativo.  
    O custo do frete e dos seguros do tipo CIF não está incluso no preço da compra, ou seja, ele é responsabilidade do comprador, ao passo que o custo do frete e dos seguros do tipo FOB está incluso no preço da compra, sendo responsabilidade do fornecedor. Errado

  • Não se trata de um ótimo macete que passarei, porém é fácil de lembrar.

    Quando tiver FOB, lembre-se que o comprador é que se FOB... Logo, o outro (CIF) seria ao contrário, estará incluso.

  • Uma coisa que me ajuda a lembrar é o seguinte:
    FOB, é bom para o Fornecedor, já que quem paga o frete é o comprador.
    CIF, é bom para o Comprador, já que quem paga o frete é o fornecedor.

  • Só para acrescentar, essa é uma termologia para Comércio Internacional, onde se estabelece os termos internacionais de comércio, servindo para regular e atribuir responsabilidades entre vendedor e comprador. No mercado interno o pessoal de logística utiliza-se de dois destes termos de forma adaptada. FOB e CIF. São classes; sempre que começarem com a letra F não serão inclusos despesas de frete, isso vale tanto para o mercado interno como para o internacional.

  • - Preço FOB ("free on board" = livre a bordo) - refere-se à mercadoria disponibilizada no local de fabricação ou armazenamento (é o popular preço "posto na fábrica" ou "a retirar"). O orçamentista deverá então somar as despesas adicionais de carga, transporte, seguro, descarga, diferença de ICMS (se comprado em outro Estado), etc.;

    - Preço CIF ("cost, insurance and freight" = custo, seguro e frete) -inclui a mercadoria e os custos de seguro e frete. Esta é a modalidade tradicionalmente conhecida como preço "posto na obra". O orçamentista não terá que adicionar nenhuma parcela ao preço dado pelo vendedor.

    http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/o-que-e-preco-fob-cif-e-fot-304291-1.aspx


  • Gabarito ERRADO! Sistema FOB fica responsabilidade do comprador (cliente) com relação aos custos do frete. Já no sistema CIF essa responsabilidade fica com o fornecedor.

  • FOB – Free On Board
    A mercadoria fica à disposição do importador a bordo do navio no porto de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem a partir do embarque da mercadoria desembaraçada para exportação no navio.
    O FOB é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.

  • FOB: Somente o preço do produto é considerado.

  • FOB (QUEM PAGA O FRETE É O COMPRADOR).

  • FOB

    Você se FOBEU ,ou seja, você paga a taxa

  • No caso do FOB, é o cliente que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.

     

  • Desenvolvi um mnemônico que me ajudou muito.

    FOB - tem um F, então é o contrário, o cliente paga.

    CIF - tem um C, então é o contrário, o fornecedor paga.

    É muita viagem mas espero ter ajudado.

  • Gab. E

    Na modalidade FOB, a responsabilidade pela logística fica por conta do comprador da mercadoria (destinatário). É ele [comprador] que precisa correr atrás do transporte/seguro da mercadoria: precisa ser conhecedor da logística, possuir ou locar meios de transportes, contratar serviço com seguradora e por aí vai.

    Pode-se perceber que a responsabilidade do vendedor acaba assim que a carga sai do armazém e passa a ser transportada pelo comprador. Em resumo, podemos afirmar que o frete FOB é bom para o Fornecedor porque não vai precisar arcar com a logística de entrega. E quanto à modalidade CIF? É só aplicar a lógica inversa do FOB.

    Visto isso, não podemos afirmar que o valor da mercadoria no FOB inclui o do frete para a entrega do material no endereço indicado. 

  • No caso a entrega é à conta do comprador.

  • Sistema FOB cliente se fod#$x