SóProvas


ID
1144582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

.Os raios X interagem com a matéria e podem ser transmitidos, absorvidos ou espalhados. Por meio da deposição de energia nos órgãos e tecidos, podem ainda induzir efeitos biológicos prejudiciais ao DNA, cuja extensão depende da energia total depositada. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os efeitos estocásticos são de importância primária em baixa doses, e sua gravidade depende da dose de radiação.

Alternativas
Comentários
  • R: (ERRADO)

    Nos efeitos estocásticos não há relação da gravidade com a dose absorvida! 

  • Os efeitos classificados como estocásticos são característicos de exposições a pequenas doses de radiação. Sua principal característica é o fato de que não apresentam um limiar de dose para sua ocorrência. São efeitos de natureza essencialmente probabilística e a sua probabilidade de ocorrência aumenta com o aumento da dose. Essa característica tem uma implicação muito importante, que é o fato de que para qualquer dose de radiação, por menor que seja, está associada uma probabilidade maior do que zero para a ocorrência deste tipo de efeito. Sob o ponto de vista da proteção radiológica este aspecto é fundamental, pois é justamente o que dá base filosófica para o princípio da justificação (vide capítulo PR-2). Não faz sentido receber uma dose de radiação, por menor que seja, sem que exista um benefício maior em troca!

    Este tipo de efeito apresenta ainda como característica o fato de que sua gravidade independe da dose de radiação. O principal exemplo, no caso dos seres humanos, é o câncer.