SóProvas


ID
1144666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Existe uma preocupação crescente, tanto da população em geral quanto dos profissionais que lidam diretamente com métodos que utilizam radiação ionizante, em relação à exposição desnecessária ou inadvertida. Em relação à exposição à radiação e aos conceitos de proteção radiológica relacionados, julgue os itens que se seguem.

Uma distância foco-pele pequena aumenta a dose de entrada de radiação na pele, visto que a exposição do paciente é inversamente proporcional à distância do foco.

Alternativas
Comentários
  • Assim como a luz, que ao sair de um foco começa a divergir conforme se aumenta a distância e se diminui sua intensidade, a radiação X também diminui com o aumento da distância.

    Vamos considerar um equipamento de raios X emitindo de forma contínua e dois planos (A e B), o primeiro a 50 cm do ponto focal e o segundo a 100 cm, ambos divididos em pequenos quadrados de 1 cm cada um. Vamos supor que o feixe de radiação atinja uma área de 4 cm no plano A (4 quadradinhos), ao chegar ao plano B o feixe de raios X passará a cobrir 16 cm uma vez que a distância foi duplicada, porém a intensidade do feixe cairá para ¼ em cada quadradinho de 1 cm. Isto é conhecido com a lei do inverso do quadrado da distância.

    Ela pode ser descrita pela relação matemática:

     

  • o Gabarito correto seria "CERTO". Levando em consideração o princípio de inverso do quadrado da distância, observamos que a intensidade da radiação é inversamente proporcional ao inverso do quadrado da distância foco/ objeto. Resumindo, quanto menor a distância, maior a intensidade de radiação, maior a exposição.