A) Com relação à produção acadêmica indexada nos grandes periódicos internacionais, o Brasil tem apresentado capacidade científica bastante limitada quando comparado a seus vizinhos. ERRADO, o Brasil é superior a alguns vizinhos.
B) O registro internacional de patentes brasileiras se aproxima dos números da Coréia do Sul. ERRADO, a Coreia do Sul é um país avançado cientificamente, o Brasil não se compara.
C) A inexistência de mecanismos e agências de fomento à investigação científica bem como de gestão de fundos de pesquisa impede que o país possa evoluir nos índices internacionais de desenvolvimento científico e tecnológico. ERRADO, pelo contrário, existe sim tais mecanismos.
D) As universidades públicas federais brasileiras, por sua contribuição quase nula ao processo científico nacional, vêm apresentando níveis quase irrisórios de contribuição à inovação e à transferência de conhecimento. ERRADO, a questão generalizou, existem universidades que vêm contribuindo ao fato.
E) Empresas do porte da EMBRAPA e da EMBRAER, ativas no desenvolvimento de inovações, se beneficiaram e se beneficiam, em grande medida, das pesquisas científicas básicas realizadas pelas universidades públicas federais. CORRETO