SóProvas


ID
114727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social

Em relação às posturas metodológicas propostas pelo pensamento
sistêmico, julgue os próximos itens.

Reconhecer-se parte do sistema e compreender que a solução dos problemas está na existência de códigos exteriores aos sujeitos, a serem aplicados por autoridades competentes, constituem recomendações no agir profissional.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social tem uma apreensão crítica do processo histórico como totalidade, compreende que as desigualdades sociais são produzidas e potencializadas pelo sistema capitalista. Imbricada na dinâmica das relações sociais, nos processos que estruturam a sociedade capitalista e produzem múltiplas expressões da questão social, a profissão considera que a solução de problemas que afetam os trabalhadores está na sua união e na luta para a construção de uma nova ordem societária, sem dominação e exploração de classe. É sabido que a questão social não será suprimida na ordem vigente, uma vez que é indissociável das relações entre as classes sociais que conformam o sistema comandado pelo capital. Os assistentes sociais se pautam em princípios éticos, expresso no Código de Ética profissional, a saber: os princípios da liberdade, democracia, cidadania, autonomia, emancipação, defesa dos direitos humanos, dentre outros. Desse modo, o agir profissional tem, sobretudo, como direcionamento a construção de um projeto de transformação social, e objetiva construir e fortalecer a luta dos trabalhadores em prol de melhores condições de vida e de trabalho.


    RESPOSTA: ERRADO
  •  

    Gabarito errado   - Não existe medida reversível para solução das mazelas sociais no sistema capitalista,  pois a sua existência se funda na desigualdade social, sendo assim, a alternativa para pô-lo fim é o seu próprio fim.

  • GABARITO: ERRADO

    Reconhecer-se parte do sistema e compreender que a solução dos problemas está na existência de códigos exteriores aos sujeitos, a serem aplicados por autoridades competentes, constituem recomendações no agir profissional. → devemos sempre questionar o sistema e não nos reconhecemos, necessariamente, como parte dele.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺