SóProvas


ID
114835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social

Quanto às distintas possibilidades de prática profissional, julgue
os itens subseqüentes.

Na abordagem individual, o assistente social, além da exigência de formação e método, deve manter-se objetivo para controlar o que se passa no decorrer da entrevista.

Alternativas
Comentários
  • Alguém possui alguma referência bibliográfica acerca dessa questão?
  • A questão está correta. Pois, quando fala de uma formação é a nível acadêmico, método, é a perspectiva dialética que o profissional adota e em ser objetivo, pois é ele quem vai conduzir a abordagem, direcionando-a.
  • Nesta assertiva, o examinador aprofundou o nível de dificuldade ao misturar dois conceitos, para o julgamento correto ou errado com intuito de titubear o candidato. Típico da banca CESPE. Vamos nós!

    Iamamoto indica ser necessário ao assistente social o domínio de um conjunto de fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos para conhecer e decifrar o ser social, a vida em sociedade. (2001; 72)

    Sim, não só na abordagem individual, mas em todos os métodos utilizados com os usuários, cabe ao assistente social a definição de um objeto, porque a nossa prática profissional é dotada de intencionalidade. 

    GAB - CERTO.

     

  • deve manter -se objetivo para "controlar"?

    É isso mesmo?

  • "Para controlar o que se passa no decorrer da entrevista"...

    O gabarito não faz o menor sentido.

  • O que confundiu muitos estudantes nessa questão foi não perceber que aqui a banca estava fazendo um contraponto ao entendimento crítico-dialético. No entendimento positivista, a objetividade da entrevista lhe garante a variável controle. Logo, a banca considerou o item correto.

    RESPOSTA: CERTO