SóProvas


ID
1148365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

A teoria hipodérmica descreve a ação comunicativa como a relação automática de estímulo e resposta que reduz a ação humana a uma relação de causalidade linear. Essa teoria, também denominada teoria da correia de transmissão, teoria mecanicista estímulo-resposta ou, ainda, teoria da bala mágica, foi desenvolvida no contexto da I Guerra Mundial, a partir da crença de que o poder da comunicação de massa levaria a opinião pública a defender as idéias desejadas pelo comunicador.

Alternativas
Comentários
  • Respondendo a pergunta com outra questão da banca:

    CESPE - 2011 - CORREIOS - Analista - Jornalismo Tanto a teoria do agenda setting quanto a teoria hipodérmica tratam de efeitos comportamentais diretos e imediatos e consideram que o público é incapaz de reagir criticamente aos temas agendados pelos meios de comunicação. 

    Aprendemos na aula passada que a Teoria Hipodérmica faz uso do paradigma behaviorista e, portanto, trata de efeitos diretos e imediatos do comportamento das massas. Portanto, não considera o público capaz de reagir de forma crítica aos temas impostos pela mídia. Apesar disso, a questão está ERRADA por incluir a Teoria do Agenda Setting nesse repertório. Pois, segundo ela, os temas agendados pelos meios dizem apenas sobre o que pensar e permite que os receptores interpretem o conteúdo da maneira que lhes couber.


    FONTE: PAOLLA MARLETTI (ESTRATÉGIA)

  • CERTO

    A Teoria Hipodérmica tem como palavra-chave: MANIPULAÇÃO, pois as mensagens são recebidas de maneira homogênea pelos membros da audiência e os efeitos das mensagens são instantâneos e inevitáveis. Exerceu sua maior influencia no período entre as Duas Guerras Mundias, frente ao crescimento dos meios de comunicação de massa.