SóProvas


ID
1149955
Banca
UERR
Órgão
PM-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E.


    Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.

    Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, e a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.

    Para o usuário doméstico, existe a opção de utilizar um antivírus gratuito ou um pago. A diferença está nas camadas a mais de proteção que a versão paga oferece, além do suporte técnico realizado por equipe especializada.

    Antispywares eliminam adwares também

    Um antispyware é um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover adwares e spywares. A principal diferença de um anti-spyware de um antivírus é a classe de programas que eles removem. Adwares e spywares são consideradas áreas “cinza”, pois nem sempre é fácil determinar o que é um adware e um spyware.

    Muitos antivírus já incorporam detecção de spyware e adware, mas um antispyware específico ainda faz parte da programação de segurança da maioria dos usuários.

    Firewall controla tráfego da rede

    Firewall em português é o mesmo que parede corta-fogo, um tipo de parede, utilizada principalmente em prédios, e que contém o fogo em casos de incêndio. O firewall da informática faz jus ao nome, funcionando de maneira análoga ao mecanismo de contenção de fogo. Ao invés de barrar o avanço deste, age interceptando e impedindo a difusão de conexões não autorizadas e/ou nocivas em uma rede.

    Um firewall trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras. Ele determina qual o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas. Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a rede, ou até mesmo um único computador ligado à internet, e há um firewall configurado adequadamente, o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.

    Os firewalls podem se apresentar sob duas formas: software e hardware. A primeira, mais comum, são programas que o usuário instala na máquina para realizar o controle das conexões, tanto as que entram, como as que saem.

    Já sob a forma de hardware, temos equipamentos específicos que reforçam a segurança de uma rede. Esses geralmente são empregados em redes de grande porte, principalmente em empresas que necessitam de mais segurança a suas máquinas, uma vez que são equipamentos nem um pouco baratos.

    Embora utilizar os dois tipos seja o ideal para reforçar a segurança de uma rede, dispor de um bom software e navegar com cautela pela Iinternet são medidas triviais que ajudarão, e muito, a impedir que o computador — ou rede — seja invadido por um hacker


  • Backup é uma cópia de segurança, ele não identifica vírus.

    Letra E

  •  A principal diferença de um anti-spyware (Adwares e spywares são consideradas áreas “cinza”, pois nem sempre é fácil determinar o que é um adware e um spyware) para um antivírus é a classe de programas que eles removem. Alguns antivírus já incorporam detecção de spyware e adware

  • Na segurança da informação, os ataques e ameaças podem ser identificados, neutralizados ou eliminados, caso o usuário tenha softwares de proteção e pratique bons hábitos de utilização dos sistemas computacionais.
    A letra A está errada, porque a cópia de segurança é usada para preservação dos dados do usuário em caso de sinistro. Ele não é usado para eliminação de pragas virtuais, que são identificadas e eliminadas por softwares antimalware.
    A letra B está errada, porque o cliente de e-mail (como o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird) são softwares utilitários. Spyware é um software malicioso que espiona as ações do usuário.
    A letra C está errada, porque o firewall é um filtro de conexões que permite ou bloqueia o tráfego nas portas TCP, mediante regras pré-estabelecidas, que não necessita de backup (cópia de segurança).
    A letra D está errada, porque um software antivírus pode detectar vírus de computador, mas nem todo antivírus detecta um espião (spyware).
    A letra E está correta. Um software que detecte spywares, opera de forma semelhante na detecção de vírus de computador.

    Gabarito: Letra E.