O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos linfáticos, que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra microorganismos patogênicos.
São órgãos linfáticos as amígdalas (tonsilas), adenoides, baço, linfonodos e timo.
O fígado faz parte do Sistema Digestivo.
Resposta B
Bibliografia
Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos linfáticos, que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra microorganismos patogênicos. São órgãos linfáticos as amígdalas (tonsilas), adenoides, baço, linfonodos e timo. O fígado faz parte do Sistema Digestivo.
Resposta B
Autor: Anita Salvadori Randi, Enfermeira Judiciária - TJSP, Mestre em Enfermagem - UNICAMP, de Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermagem
Bibliografia Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.