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Segundo Martinelli (2003) a influência norte americana no Serviço Social se deu através da organização da comunidade em meados dos anos 1940, onde, com o adensamento do aparato burocrático institucional do Estado, especialmente no segundo pós-guerra, demandavam a presença de um número crescente de profissionais para operacionalizar suas propostas políticas.
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Na sequência histórica, o Serviço Social na década de 50 entra em contato com o
modelo americano de formação, introduzindo na sua construção o pensamento conservador e
positivista, ainda longe da ideologia libertária marxista.
"É, pois, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social
brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos
político/sociais orientando-se por posicionamentos de cunho
humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na
busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja
face à “questão social”". (YAZBEK, 2009, p. 146).
O Serviço Social brasileiro nesse período começa a repensar suas funções
ao adotar um modelo de cunho conservador, de um país onde o capitalismo se fortalecia.
Assim, o Serviço Social passa a inserir em seu discurso humanista cristão, conceitos técnico científicos,
inspirados na teoria social positivista, reiterando o pensamento conservador na
profissão.
Serviço Social, baseada na matriz positivista é analisada pelo seu caráter
manipulador e instrumental. Estabelece mudanças apenas dentro da ordem, mas sua
intencionalidade visa manter a manipulação e expansão do capitalismo, burocratizando e
tecnificando a profissão.
Diante do contexto apresentando, é possível aferir que o Serviço Social brasileiro fundamentou-se pelo tecnicismo, todavia, não se orientou pelo ideário liberal, devido posicionamento de cunho humanista ligada a relação com a Igreja Católica. Por isso questão errada.
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Errado.
A partir de 1945, o serviço social assumiu o modelo funcional implantado pelo pelos Estados Unidos e se afastou do doutrinarismo da igreja católica.
Com essa influência americana, emergia a perspectiva funcionalista, aliada ao neotomismo cristão, que teve como consequência o reforço da postura terapêutica, tratamento das feridas sociais nas linhas da psicologia e da sociais, nas linhas da psicologia e da psiquiatria da época, levando em conta os desajustamentos sociais.
Mary Richmond; Com ideias da filantropia científica ela incorporava as teorias estrutural-funcionalistas e as metodologias de intervenção, especificamente os métodos de serviço social de caso, serviço social de grupo, organização de comunidade e, posteriormente, desenvolvimento de comunidade. Soma-se a este contexto, o ideal de democracia e justiça social pregado por Jane Addams.
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Enunciado:
(obs.: erros em vermelho)
"Sob influência norte-americana, o serviço social brasileiro fundamentou seus primeiros objetivos político–sociais, orientando-se pelo ideário liberal e tecnicista da ação profissional em face da questão social".
Gabarito: errado.
Justificativa:
De acordo com Yazbek (2006; p. 08) é na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político-sociais, a qual possuem uma postura de cunho humanista conservador, contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja diante da questão social.