SóProvas


ID
1151893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue o  próximo  item.

Pensar o projeto profissional supõe articular uma dimensão pluralista, na qual todas as tendências profissionais são tidas como supostamente paritárias, e uma dimensão corporativa centrada na autodefesa dos interesses específicos.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. 

    O Pluralismo, quando entendido enquanto categoria que se aproxima da totalidade dialética, busca conciliar elementos objetivos e subjetivos, o indivíduo e a universalidade, elementos modernos e pósmodernos. Essa proposta pluralista pode ser verificada na estrutura básica do projeto éticopolítico profissional, vigente desde 1992. 

    A dimensão corporativista iniciou-se com os movimentos sociais - sindicalistas  por volta de 1978/ 1979,  todavia, não foi centrado na autodefesa dos interesses específicos da categoria do serviço social, e sim nas lutas dos interesses coletivos do trabalhador em fomento na época, e subsegue até o projeto ético-político da profissão.     

  • O projeto ético-político do Serviço Social começou a ser construído na passagem dos anos 1970 a 1980, num contexto de redemocratização do país, maturação da profissão e favorável a novas aspirações políticas. O projeto profissional do Serviço Social está articulado a um projeto societário, o qual é comprometido com a construção de uma nova ordem social, sem opressão, exploração e dominação de uma classe sobre outra. Portanto, o projeto profissional para além de defender direitos e deveres dos assistentes sociais, também está comprometido com a classe trabalhadora em geral e suas lutas e organizações. Sua dimensão política indica seu comprometimento em favor da equidade e da justiça social, da radicalização da democracia e da socialização da riqueza socialmente produzida. Apesar do projeto ético-político do Serviço Social ser hegemônico, ele não é único no interior da categoria, sendo que existem também outros projetos e concepções alternativas em disputa. O pluralismo e o respeito a ele deve ocorrer sempre, porém, deve-se também ter respeito e considerar as conquistas e projetos hegemônicos, o que não significa inibir outras concepções e nem tolerar o ecletismo, buscando conciliar o inconciliável. Vale dizer que o projeto ético-político é hegemônico e não homogêneo. Sendo assim, o projeto ético-político não é centrado na autodefesa de interesses específicos da categoria profissional, ou seja, não é meramente corporativo e busca defender interesses gerais da classe trabalhadora. Esse projeto profissional se materializa na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n. 8.662/1993), no Código de Ética Profissional e nas Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social.

    RESPOSTA: ERRADO