SóProvas


ID
1151980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à assessoria e consultoria no serviço social, julgue o  item  subsecutivo.


Cabe ao assistente social, antes de solicitar processo de consultoria, elaborar projeto de prática contendo as demandas por respostas pontuais a questões pendentes que estão dificultando o desenvolvimento do trabalho a ser realizado.

Alternativas
Comentários
  • "frequentemente para que uma equipe ou assistente social solicite um processo de consultoria, é necessário que já tenha passado, ainda que precariamente, pela elaboração de um projeto de prática, objetivando, com a consultoria, respostas para algumas questões pontuais que dificultam o encaminhamento do mesmo" (Vasconcelos, 1998, p. 128)

  • A distinção entre assessoria e consultoria é mínima.Consultoria vem da palavra consultar, sendo, portanto, uma ação pontual.
    Assessoria ocorre em temas mais complexos e suaação tem uma durabilidade maior.

    Maurílio Castro de Matos

  • A consultoria é requisitada quando já existe um projeto de prática, no entanto, a equipe ou o profissional está encontrando dificuldades e entraves para executá-lo. Assim, no processo de consultoria serão buscadas respostas para questões pontuais que de algum modo estão dificultando o encaminhamento do mesmo. Portanto, ao solicitar a consultoria a equipe deve ter um projeto de prática e também elencar os pontos que estão sendo entraves para a sua execução. 


    RESPOSTA: CERTO
  • A distinção entre assessoria e consultoria é mínima. Consultoria vem da palavra consultar, que significa pedir opinião. Portanto, consultoria é mais pontual que assessoria que remete a ideia de assistir. Devido à pequena diferença, entre assessoria e consultoria, trataremos neste artigo os dois processos de forma indistinta. Mas, vale trazer aqui a definição de Vasconcelos (1998): 
     
    Frequentemente para que uma equipe ou assistente social solicite um processo de consultoria, é necessário que já tenha passado, ainda que precariamente, pela elaboração de um projeto de prática, objetivando, com a consultoria, respostas para algumas questões pontuais que dificultam o encaminhamento do mesmo (VASCONCELOS, 1998, p. 128).

     

     

     

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf

     

  • Consultoria é pontual.

  • Frequentemente para que uma equipe ou assistente social solicite um processo de consultoria, é necessário que já tenha passado, ainda que precariamente, pela elaboração de um projeto de prática, objetivando, com a consultoria, respostas para algumas questões pontuais que dificultam o encaminhamento do mesmo (VASCONCELOS, 1998, p. 128). 

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    A consultoria é requisitada quando já existe um projeto de prática, no entanto, a equipe ou o profissional está encontrando dificuldades e entraves para executá-lo. Assim, no processo de consultoria serão buscadas respostas para questões pontuais que de algum modo estão dificultando o encaminhamento do mesmo. Portanto, ao solicitar a consultoria a equipe deve ter um projeto de prática e também elencar os pontos que estão sendo entraves para a sua execução. 

    RESPOSTA: CERTO