SóProvas


ID
1151983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à assessoria e consultoria no serviço social, julgue o  item subsecutivo.

O assessor tem autoridade de mando sobre a equipe que está avaliando, devido à sua eminente qualificação profissional e ao seu posicionamento externo à equipe.

Alternativas
Comentários
  • É preciso ter claro que o assessor não é um porta-voz do que deve ou não ser feito. Não está em cena aqui a figura de um assessor que estuda a realidade, ouve e acolhe as sugestões de quem o contratou, que propõe alterações do fluxo de trabalho e depois busca convencer a quem assessora congelar as suas ações, para que assim possa ter o perfeito desempenho.Ao contrário, o processo de assessoria é cotidianamente construído com os sujeitos fundamentais – os assessorados – e estes têm autonomia em acatar ou não as proposições da assessoria. Esse processo deve ser franco e aberto, por ambos os lados. O assessor é um sujeito propositivo, mas que só terá êxito nesta atividade se tiver interlocução com quem assessora. Para tanto, fundamental é a adoção de estratégias de trabalho participativas. 


    MATOS, Maurílio Castro de "Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica". In: CFESS/ABEPSS (Organizadores) Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

  • O que distingue assessoria da supervisão é sua natureza temporária, eventual (o supervisado procura o assessor quando precisa) e ampla liberdade do assessorado em aceitar ou não, em seguir ou não as indicações do assessor. Mais do que supervisor, assessor tem uma autoridade de ‘idéias’, ou de ‘competência’ e não ‘de mando’ (VIEIRA, 1981, p. 108).

  • Assessor  tem autonomia de ideias;

    Supervisor tem autonomia de mando

  • QUEM TEM AUTORIDADE DE MANDO É O SUPERVISOR

  • Assessor não tem autoridade de mando ele apenas sugere, podendo ser acatado ou não sua sugestão.

  • Assessor ---------->  tem autonomia de ideias/sugestão;

    Supervisor ----------> tem autonomia de mando.

  • Gabarito Errado

    Na assessoria ocorre a troca de saberes/conhecimentos entre os sujeitos. O assessor não é um porta-voz do que deve ou não ser feito, é uma atividade com estratégias de trabalho participativas. 

    MATOS, Maurílio Castro de "Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica". In: CFESS/ABEPSS (Organizadores) Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     

  • Autoridade de mando???!!!!

  • O que distingue assessoria da supervisão é sua natureza temporária, eventual (o supervisado procura o assessor quando precisa) e ampla liberdade do assessorado em aceitar ou não, em seguir ou não as indicações do assessor. Mais do que supervisor, assessor tem uma autoridade de ‘idéias’, ou de ‘competência’ e NÃO ‘de mando’ (VIEIRA, 1981, p. 108).