SóProvas


ID
1153645
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O lobo­guará é um animal encontrado no cerrado brasileiro e tem hábito alimentar onívoro, ou seja, ingere alimentos de ori­gem vegetal e animal, como, por exemplo, uma goiaba ou um tatu. Supondo uma teia alimentar em que o lobo­guará tenha ingerido uma goiaba e também um tatu e este tenha comido insetos herbívoros, é correto afirmar que o lobo­guará.

Alternativas
Comentários
  • No caso da teia alimentar, o consumidor primário é aquele que, como a própria denominação diz, é o primeiro que consome algo dentro do universo de consumidor e consumido. Por exemplo: A goiaba, que é um alimento, foi consumida pelo lobo, logo, como, obviamente, a goiaba não consumiu ninguém antes, o lobo foi o consumidor primário.

    Já na segunda parte, o consumidor primário foi o inseto herbívoro, como consta na exata etimologia, os insetos consumiram as folhas, por exemplo, portanto são consumidores primários, e o tatu, que consumiu estes insetos, são secundários, já que consumiu o inseto e, por sua vez, absorveu a energia que o mesmo já tinha, mais a energia que ele havia consumido das folhas. Por fim, como o lobo consumiu o tatu, e logicamente absorveu a energia de todos englobados neste universo, o canino foi o consumidor terciário, ou seja, o terceiro ser vivo que comeu nesta história, para simplificar.

    PS: Lembre-se de que a energia vai diminuindo a cada grau de consumo, por exemplo, quando o tatu consome a formiga, uma parte dessa energia se perde, por diversos fatores, antes de ser ingerida pelo tatu, assim acontece com o lobo e, para o animal que comer o lobo, por exemplo, que seria o consumidor quartenário.