-
Que questão horrível.
-
GAB D
A conduta do A parece um dever.
B está incorreta porque ceder lugar em assento preferencial é obrigatório.
C Devolver quando alguém viu é obrigatório.
D pedir nota fiscal não é obrigatório.
Foi a única lógica que eu achei.
-
Questão de apostilinha do MEC.
-
Pensei assim, não sei se meu raciocínio está correto, mas foi a única forma que achei.
a) Reduzir o consumo de água e energia em períodos de racionamento. Não é somente neste período que nós devemos fazer isso, mas sempre. Então se não estivermos em período de racionamento significa que podemos usar a água de modo inconsciente?
b) Ceder o lugar a idosos, gestantes e/ou deficientes quando sentado em assento preferencial. Então quer dizer que se estivermos em um lugar e tiver idosos, gestantes e/ou deficientes, não precisamos ceder o lugar, pois o assento não é preferencial?
c) Devolver prontamente o troco dado a mais quando o caixa percebe o erro. Então só temos que fazer isso se o caixa perceber o erro, se ele nào perceber não é nosso dever devolver o troco?
►d) Pagar todos os tributos e pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra.
-
Paula Luca obrigado!me abriu a mente!
-
Minha lógica para resposta foi a partir do texto apresentado.
É preciso fundar a responsabilidade individual numa ética construída e instituída tendo em mira o bem comum, visando à formação do sujeito ético. (...) A responsabilidade individual deverá ser portadora de princípios e não de interesses particulares. (ROCHA, 2008, p. 26.)
Então, dentre as alternativas, eu deveria buscar algo que, apesar de ser minha responsabilidade individual, atendesse o bem comum, sem interesses particulares e que fosse uma atitude ética, ou seja, além da obrigação como cidadã.
A) Reduzir o consumo de água e energia em períodos de racionamento.
Apesar de ser uma responsabilidade individual para o bem comum, fazê-lo apenas durante período de racionamento é OBRIGAÇÃO.
B)Ceder o lugar a idosos, gestantes e/ou deficientes quando sentado em assento preferencial.
Atende interesses particulares (dos que vão receber o assento). Não visa o bem comum. Além de que, nem deveria sentar em assento preferencial.
C) Devolver prontamente o troco dado a mais quando o caixa percebe o erro.
Não devolve-lo seria crime. Se trata de uma obrigação também.
D) Pagar todos os tributos e pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra.
Única opção possível, afinal pagar tributos visa o bem comum, considerando que estamos contribuindo para que o Estado, responsável pelo povo, obtenha recursos necessários para a proteção dos direitos inerentes à população. Pedir nota fiscal não é obrigação, mas é uma atitude ética.
-
A questão apresentada é importante pois o conceito de cidadania no Brasil é bastante limitado. Via de regra é entendida apenas como direito de voto e de reivindicação dos serviços públicos. Embora tais demandas façam parte do conceito de cidadania, ela também significa deveres para que haja uma convivência o mais harmônica possível em sociedade.
Cidadania é composta de direitos e ..deveres.
Não é necessário estudo acadêmico específico para responder a questão mas sim uma boa educação básica.
Uma das alternativas indica uma cotidiana ação cidadã.
A) INCORRETA- A redução da utilização de água e energia deve existir sempre e não apenas em época de racionamento. Esta é uma postura cidadã.
B) INCORRETA- A atitude cidadã é a cessão de lugar a idosos sempre e não apenas quando sentados nos locais preferenciais a eles destinados.
C) INCORRETA- O troco errado deve sempre ser assinalado e não apenas quando o caixa o percebe
D) CORRETA- A opção descreve corretamente a atitude verdadeiramente cidadã no que se refere ao pagamento de impostos e demanda de notas fiscais, na medida em que significa não sonegar os impostos que são necessários para que serviços públicos sejam oferecidos à população.
Gabarito do Professor: Letra D.