Em 1955, Dulcina inaugurou a Fundação Brasileira de Teatro, por quem ela viveu e morreu, dedicando-se integralmente a este sonho, primeiro no prédio onde hoje está o teatro que leva seu nome, no centro do Rio de Janeiro, e mais tarde, em 1972, em Brasília, formando centenas de atores.
O Teatro Dulcina fica situado na Quadra SDS, Bloco C, Loja 30/64, em Brasília, Distrito Federal. O Teatro Dulcina foi inaugurado em 21 de abril de 1980, com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Completou 31 anos em 2011 e sua história narra um importante retrato do movimento cultural da capital brasileira. Possui 400 lugares, palco italiano no formato 17.5×12.7m, 08 camarins, cabine de som e luz.
A boca de cena mede 12 m x 9 m e a profundidade de palco é de 12 m. O urdimento (travejamento do teto e dos sótãos em cima do palco) é de 9 m e o proscênio (distància entre o palco e a platéia) é de 3 m em curva.
- See more at: http://www.dulcina.art.br/teatro/#sthash.WiConv0q.dpuf
Filha dos atores Conchita e Átila de Moraes, Dulcina nasceu em 3 de fevereiro de 1908, em Valença (RJ), e tomou parte em representações da companhia mambembe dos pais ainda bebê. Nos anos 1970, influenciada pelo presidente Juscelino Kubitscheck, mudou-se do Rio de Janeiro para Brasília, transferindo a sede da Fundação Brasileira de Teatro para a cidade. Construiu, com projeto de Oscar Niemeyer, o novo Teatro Dulcina e uma das primeiras faculdades de artes efetivamente autorizadas e reconhecidas no país. Para ela, a vocação de Brasília era de ser o grande polo de cultura do país. - See more at: http://www.dulcina.art.br/historia-da-dulcina/#sthash.kYiuaUqN.dpuf
O teatro Nacional Claudio Santoro localiza-se na Via N2, Setor Cultural Norte, possui estrutura com forma de pirâmide irregular: no seu interior destacam-se as salas Martins Pena, Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, onde de realizam ao longo de todo o ano numerosos atos e representações culturais.(fonte: wikipedia)