SóProvas


ID
1158181
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Qual opção representa um algoritmo de criptografia de 128bits unidirecional?

Alternativas
Comentários
  • O MD5 (Message-Digest algorithm 5) é um algoritmo de hash de 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., descrito na RFC 1321, usado por softwares com protocolo ponto-a-ponto (P2P), verificação de integridade e logins. Foi desenvolvido para suceder ao MD4 que tinha alguns problemas de segurança.

    Por ser um algoritmo unidirecional, um hash MD5 não pode ser transformado novamente na password (ou texto) que lhe deu origem. O método de verificação é, então, feito pela comparação das duas hash (uma da base de dados, e a outra da tentativa de login). O MD5 também é usado para verificar a integridade de um ficheiro através, por exemplo, do programa md5sum, que cria a hash de um ficheiro. Isto pode-se tornar muito útil para downloads de ficheiros grandes, para programas P2P que constroem o ficheiro através de pedaços e estão sujeitos à corrupção de ficheiros.

    O MD5 é de domínio público para uso em geral. A partir de uma mensagem de um tamanho qualquer, ele gera um valor hash de 128 bits; com este algoritmo, é computacionalmente impraticável descobrir duas mensagens que gerem o mesmo valor, bem como reproduzir uma mensagem a partir do seu digest. O algoritmo MD5 é utilizado como mecanismo de integridade em vários protocolos de padrão Internet (RFC1352, RFC1446, etc.), bem como pelo CERT e CIAC.

     

    FONTE: http://www.devmedia.com.br/criptografia-md5/2944

  • a) EBC -> Modo de operação de cifra (Electronic Code Book)

     b) JRW -> Desconheço esse item, acredito que não está relacionado à criptografia.

     c) MD5 -> Algoritmo de hash criptográfico que gera um resumo (digest) de 128 bits (16 bytes, ou ainda expresso por 32 caracteres hexadecimais)

     d) CBC -> Modo de operação de cifra (Cipher Block Chaining)

     e) PCBC -> Modo de operação de cifra (Propagating Cipher Block Chaining)

  • letra C: é uma espécie de recurso dirigido à autoridade superior de outro ente federativo.

    Não pode se falar em hierarquia entre entes federativos. São pessoas jurídicas diferentes.