Gabarito letra a - se desejar objetividade, leia apenas o último parágrafo.
Fonte - IBRACON
A pesquisa ou exame crítico das atividades,
operações e fatos econômicos, incluídos seus processos integrantes, realizados
por um ente econômico qualquer que seja seu âmbito, mediante a utilização de um
conjunto estruturado de processos que tem como objetivo a avaliação sistemática
e permanente do ente econômico no seu universo, para obter e valorar evidência,
formar-se um julgamento sobre as asserções verificáveis e os achados obtidos,
conforme a parâmetros e critérios existentes.
Neste sentido, devem ser
cumpridas então: (1) as Normas Pessoais (dentro das quais devemos dar ênfase à INDEPENDÊNCIA,
INTEGRIDADE, OBJETIVIDADE, CONFIDENCIALIDADE, CUIDADO DEVIDO E CAPACIDADE
PROFISSIONAL
PERMANÊNCIA - Este principio de Auditoria Integral determina
que a labor deve ser de tal forma continua, que permita uma supervisão
constante sobre as operações em todas suas fases, desde seu nascimento até sua
culminação, exercendo um controle prévio ou isento, perceptível ou concomitante
e posterior ou pós-fato; por isso inclui a inspeção e constatação de todo o processo decisório gerador de
atividades.
Aud Integral
A auditoria integral deve cumprir certos princípios, entre eles, destaca-se o princípio da permanência, o qual determina que as tarefas devem ser executadas de forma contínua, a fim de permitir uma supervisão constante das operações em todas as suas fases.
Auditoria Integral
trata-se de conjunto de procedimentos aplicados pelos profissionais, com o propósito de avaliar a gestão de uma organização quanto à:
-eficiência;
-eficácia.
• O que focaliza? -Identificar pontos fortes e ameças, bem como avaliar a capacidade competitiva da azienda na gestão dos fatores: administrativo-funcionais, mercadológicos, ambientais e de marketing.
PRINCÍPIOS GERAIS DA AUDITORIA INTEGRAL
Independência: Os auditores que realizam este tipo de auditoria em uma empresa devem atuar independentemente de qualquer impedimento profissional ou pessoal, garantindo assim um estudo profissional e confiável.
Objetividade: O julgamento e conclusão do auditor devem ser totalmente imparciais e adequados à realidade da empresa e da sua atividade profissional.
Permanência: É aconselhável para qualquer empresa que esta auditoria integral seja realizada periódica e regularmente ao longo do tempo, a fim de garantir o cumprimento dos seus objetivos da forma mais eficiente possível.
Certificação: As análises e relatórios realizados pelos auditores são verdadeiros e plenamente válidos a nível oficial e público.
Integridade: A auditoria integral, como o próprio nome sugere, cobre de forma integral todos os processos, áreas e ativos que compõem a empresa.
Supervisão: Por meio da auditoria integral, absolutamente tudo é supervisionado, desde processos e recursos, até o pessoal da empresa. Dessa forma, o auditor terá informações suficientes para fazer uma avaliação.
Forma: O relatório do auditor deve ser por escrito. Você deve respeitar a estrutura e os parágrafos do relatório de auditoria exigidos por lei e mostrar sua opinião com qualquer uma das possibilidades existentes.
Em suma, a melhor forma de analisar plenamente uma empresa, conhecer sua evolução, quais as perspectivas futuras que ela tem e saber se tanto os recursos humanos, financeiros e materiais são administrados de maneira adequada, deve passar por uma auditoria integral.
Fonte: https://www.emprendepyme.net/auditoria-integral.html