-
Alguém saberia explicar??
-
Comentários:
A - Na etapa de observação e averiguação, os testes de observância são
aplicados para determinar se o procedimento está sendo observado
corretamente, uma vez que, nessa etapa, o auditor não está preocupado
com erros que envolvam valores (certa - são testes de controles internos - testes de observância)
B - não é procedimento, mas sim achado, que pode se tornar evidência
C - .revisão analítica verifica o comportamento de valores significativos (entre contas). exemplo: jogo de planilhas em obras públicas
D - não é delegado, o próprio auditor que faz, somente
E - não ocorre a verificação indireta conforme a questão afirma
-
Discordo um pouco da letra E. Acho que ela está correta.
-
Que eu saiba, ao verificar um procedimento, o auditor analisa se ele está sendo "executado" corretamente, não "observado" - como informa a letra A. Boiei.
-
Gabriel Torraca, "se está sendo observado corretamente" = se está sendo executado conforme se espera, se está sendo observado o protocolo na execução... enfim, dá tudo na mesma, olhe a questão nas entrelinhas, não vá esperar que o examinador vá colocar toda vez igualzinho está na norma para vc ter mamãozinho com açúcar... eu tbm quando li a letra "a", fiquei em dúvida, por isso fui ler todas as outras e constatar que estavam erradas, então essa simples tracas de palavras não causou nenhum erro na letra A. O examinador faz isso para confundir a pessoa, se vc ser perdeu.. ele conseguiu te confundir kkkkkk
-
Letra A – Certo. Os testes que focam as distorções monetárias são os testes substantivos.
Letra B – Errado. Os procedimentos de auditoria são os meios pelos quais o auditor coleta evidências de auditoria.
Letra C – Errado. Os procedimentos de revisão analítica (procedimentos analíticos substantivos) são espécies de procedimentos de auditoria em que os testes substantivos são gênero. Os testes substantivos classificam-se em teste detalhes e procedimentos analíticos (revisão analítica).
Letra D – Errado. Não pode ser a única informação a ser utilizada porque se presta a confirmar algumas afirmações, mas não outras. Por exemplo: a verificação in loco pode atestar que os estoques estão em perfeito estado, mas não podem atestar se realmente pertencem a empresa.
Letra E – Errado. Criemos uma situação para ilustrar:
Uma compra fictícia de estoques a prazo teria os seguintes lançamento:
D – Estoques (Ativo) 500,00
C – Fornecedores (Passivo) 500,00
Como de fato não ocorreu essa transação, concluímos que superavaliou o passivo e superavaliou o ativo em R$ 500,00. Logo, apesar de se aproveitar do sistema de débito e crédito para avaliar duas contas simultaneamente, os efeitos diferem do proposto na assertiva.
Resposta A
-
GABARITO Letra a.
Os testes de observância são aplicados para determinar se o procedimento está sendo observado corretamente, ou seja, para avaliar a eficácia operacional do controle interno. Logo, nessa etapa, o auditor não está preocupado com erros que envolvam valores, que seriam objeto de testes substantivos de detalhes.
b) Errada. um conjunto de informações e de dados passíveis de verificação que o auditor utiliza para chegar às conclusões que fundamentam sua opinião corresponde às evidências de auditoria.
c) Errada. A revisão analítica pode envolver a comparação do relacionamento entre elementos financeiros e não financeiros
d) Errada. O exame físico é a verificação in loco do objetivo por parte do próprio auditor ou de delegação, mas não é a única informação a ser utilizada na formação de opinião a comprovação da existência do bem. O auditor pode utilizar outras fontes, entre as quais, a confirmação junto a terceiros.
e) Errada. Devido ao método das partidas dobradas, quando se testam as contas credoras para subavaliação, as contas devedoras também são testadas indiretamente, só que na mesma direção, ou seja, também quanto à subavaliação. Marcelo Cavalcante Almeida apresenta o seguinte exemplo: quando o auditor descobre que a conta credora “fornecedores” está subavaliada ele também descobre que uma fatura de compra de matéria prima não foi registrada na contabilidade; consequentemente, a conta “matéria prima” (conta devedora do grupo estoques do ativo circulante) está subavaliada.
Fonte Professor Marcelo Aragão
-
se o procedimento está sendo observado corretamente,
não seria executado ? achei que não era um erro comum das bancas por , porém isso não está coerente