SóProvas


ID
1158877
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo a Wikipédia, "o cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos". Esses cabos são compostos por alguns fios coloridos, onde é importante que a sequência de cores seja respeitada ao se montar um cabo. Um cabo padrão UTP CAT5 contém:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Cabo padrão UTP CAT5 = 8 fios.

    Os cabos UTP foram padronizados pelas normas da EIA/TIA com a norma 568 e são divididos em cinco categorias, levando em conta o nível de segurança e a bitola do fio, onde os números maiores indicam fios com diâmetros menores. Veja a seguir um resumo simplificado dos cabos UTP:

    Categoria 1: Voz (Cabo Telefônico) Utilizados por equipamentos de telecomunicação; não devem ser usados para uma rede local
    Categoria 2: Dados a 4 Mbps (LocalTalk)
    Categoria 3: Transmissão de até 16 MHz. Dados a 10 Mbps (Ethernet)
    Categoria 4: Transmissão de até 20 MHz. Dados a 20 Mbps (16 Mbps Token Ring)
    Categoria 5: Transmissão de até 100 MHz. Dados a 100 Mbps (Fast Ethernet)

    Nas redes padrão Ethernet praticamente são só usados cabos UTP CAT 5. Isso significa que esse tipo de cabo é constituído por quatro pares de fios e funciona à frequência de 100 MHz.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !