SóProvas


ID
1159351
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à tecnologia de VLAN.

1. É necessário o uso de um roteador para segmentação de uma rede utilizando a tecnologia de VLAN.

2. Um mecanismo básico das VLAN consiste na atribuição de cada uma das portas de um swi- tch a uma determinada VLAN, de modo que haja comunicação direta apenas entre portas pertencentes à mesma VLAN.

3. A comunicação entre máquinas localizadas em uma mesma VLAN necessita de um equipa- mento que realize o roteamento dos quadros.

4. Com a criação de VLANs a rede é segmentada quebrando-se os domínios de broadcast.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLAN's podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast hosts com localizações físicas distintas e ligados a switches diferentes. Um outro propósito de uma rede virtual é restringir acesso a recursos de rede sem considerar a topologia da rede, porém este método é questionável.

    Redes virtuais operam na camada 2 do modelo OSI. No entanto, uma VLAN geralmente é configurada para mapear diretamente uma rede ou sub-rede IP, o que dá a impressão que a camada 3 está envolvida.

    Enlaces switch-a-switch e switch-a-roteador são chamados de troncos. Um roteador ou switch de camada 3 serve como o backbone entre o tráfego que passa através de VLAN's diferentes.

  • 1- Errada: Não é necessário um ROTEADOR para a segmentação com VLAN. Apenas um Switch nível 2 (Enlace)

    2- Certa. 

    3- Errada: Maquinas na mesma VLAN não precisam de roteadores. Mas maquinas em VLANS diferentes precisam de um equipamento para realizar o roteamento.

    4- Certa! 

  • Outro erro da 3: Não existe roteamento de quadros(Enlace), mas sim de pacotes(Rede).

  • Perfeito, Hugo Felipe, é isso mesmo.

    Segundo[1], "Para que o switch possa fazer o roteamento entre as VLANs, as interfaces VLAN devem ser configuradas com um endereço IP. Quando recebe um pacote destinado a outra sub-rede/VLAN, o switch analisa a tabela de roteamento para determinar para onde encaminhar o pacote. O pacote é então passado à interface VLAN do destino. Por sua vez é enviado à porta onde o dispositivo final é anexado.".

    Fonte:

    [1] https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/lan-switching/inter-vlan-routing/41860-howto-L3-intervlanrouting.html