SóProvas


ID
1160587
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre ameaças à Segurança da Informação:

I. Cavalo de Troia é um programa que contém código malicioso e se passa por um programa desejado pelo usuário, com o objetivo de obter dados não autorizados do usuário.

II. Worms, ao contrário de outros tipos de vírus, não precisam de um arquivo host para se propagar de um computador para outro.

III. Spoofing é um tipo de ataque que consiste em mascarar pacotes IP, utilizando endereços de remetentes falsos.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Todas estão corretas.

  • "Worms, ao contrário de outros tipos de vírus..."

    Essa parte "ao contrário de outros tipos de vírus" dá margem para a interpetração de que um Worm é um TIPO de vírus, mas não é...

    Mal elaborada a questão.

  • II. Worms, ao contrário de outros tipos de vírus, não precisam de um arquivo host para se propagar de um computador para outro.

    QUESTÃO MAL FEITA: EQUÍVOCO DA BANCA - WORM NÃO É UM TIPO DE VÍRUS, MAS SIM UM TIPO DE MALWARE; O RESTO DO ITEM É ACEITÁVEL: DE FATO WORM NÃO PRECISA DE UM ARQUIVO HOSPEDEIRO PARA SE PROPAGAR VISTO QUE ELE FAZ RÉPLICAS DE SI MESMO E AS ENVIA PELA REDE, JÁ O VÍRUS PRECISA DO ARQUIVO PARA SE ANEXAR A ELE, PODENDO SER NO INÍCIO OU NO FINAL OU, AINDA, EMBUTIDO NELE DE OUTRA FORMA, PORÉM CABE LEMRAR QUE A ESSÊNCIA DO VÍRUS NÃO É SE PROPAGAR DE UMA MÁQUINA PARA OUTRA, MAS SIM SE PROPAGAR DENTRO DE UMA MÁQUINA, DE ARQUIVO PARA ARQUIVO.

  • Na Cartilha de Segurança não fala que o Cavalo de Troia necessariamente tem que obter dados não autorizados. Ele simplesmente pode realizar ações maliciosas. 

  • MALWARE, ou “software malicioso,” é um termo mais amplo que descreve qualquer programa ou código malicioso que seja prejudicial aos sistemas. Eles causam: danos, alterações ou roubam informações.

    VÍRUS: DANIFICA - embora frequentemente usado como o termo coletivo para malware, é, na verdade, apenas um tipo de malware.

    WORM: REPLICA - é similar a um vírus de muitas maneiras, mas tem uma diferença, um worm não precisa de um arquivo host para se replicar.

    CAVALO DE TROIA (TROJAN): TRANSPORTA - em termos computacionais, é semelhante ao seu homônimo Homérico, um arquivo atraente ou desejado que esconde uma carga sinistra.

    SPYWARE: CAPTURA INFORMAÇÕES - faz exatamente o que ele diz: um software que espiona o usuário infectado.

    PHISHING: JOGA “ISCA”-  os criminosos cibernéticos se passam por empresas respeitáveis e sites confiáveis para atrair pessoas, usam táticas de engenharia social, ou seja, jogam iscas para pescar informações. 

    SPOOFIN: ENGANAR - um ataque de falsificação é uma situação em que uma pessoa ou programa se identifica com sucesso como outro por falsificação de dados, para obter uma vantagem ilegítima.