Alternativa correta: C
D - Prêmio de seguros a vencer (Ativo)
C - Caixa ou Bancos (Ativo)
FATOS CONTÁBEIS
Fato Permutativo ou Qualitativo: altera o patrimônio somente em aspectos qualitativos, ou seja, configuram apenas trocas, permutas, entre elementos do ativo, do passivo e da situação líquida, sem que haja alteração no valor do PL e contas de resultado.
Fato Modificativo ou Quantitativo: são aqueles que têm o condão de alterar para mais ou para menos o PL. Provoca aumento ou redução do ativo ou passivo e, concomitantemente, modificação na situação líquida.
Fato Misto: é o que envolve, ao mesmo tempo, um fato permutativo e um fato modificativo. Acarretando alterações no ativo e PL; no passivo e PL; ou no ativo, passivo e PL.
Obs.: Vale salientar que os fatos permutativos envolvem apenas contas patrimoniais, enquanto, os fatos modificativos envolvem também contas de resultados.
FÓRMULAS DO LANÇAMENTO
1ª Fórmula: um DÉBITO e um CRÉDITO;
2ª Fórmula: um DÉBITO e dois ou mais CRÉDITO;
3ª Fórmula: dois ou mais DÉBITO e um CRÉDITO;
4ª Fórmula: dois ou mais DÉBITO e dois ou mais CRÉDITO.
Prêmio de seguros a vencer (ou a apropriar) ou simplesmente Seguros a vencer (ou a apropriar): quando a empresa faz um contrato de seguro, o segurador se obriga com a segurada mediante pagamento de um prêmio, a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros, previstos no contrato. Ex.: Seguro de vida dos funcionários, Seguro de automóvel, Seguro da empresa, etc.
.
O fato gerador irá ocorrer mês a mês.
.
Lançamento:
D_Seguros a vencer
C_Caixa/banco
E todo final do mês, haverá o reconhecimento da despesa (uma parcela deixa de ser ativo e vira despesa) através do lançamento:
D_Despesa com seguros
C_Seguros a vencer
.
Bons estudos!