Analise as afirmativas abaixo em relação à Reforma Protestante, e assinale a opção.correta.
I - A Dieta de Speier, em 1526, estabeleceu que o governante de cada estado estava livre para seguir a fé que sentisse ser correta. Era o princípio do cuius régio eius religiu, segundo o qual o rei escolheria a reli- gião do seu estado.
II - Uma segunda Dieta, realizada em Speier em 1529, revogou a decisão da Dieta anterior e declarou que a fé católica romana era por lei a única fé. Os príncipes luteranos leram um "Protesto". A partir de então foram chamados de "Protestantes" por seus opositores. Veio daí a honrosa palavra "Protestante" .
III- Em 1530, reuniu-se a Dieta de Augsburg. Nela Melanchton apresentou a sua Confissão de Augsburg, que foi rejeitada pelos representantes da Igreja Luterana. Esta confissão, considerada duvidosa nos seus postulados doutrinários, foi posteriormente condenada pelos sete credos que fizeram do período entre 1517 e 1648 o grande período de formulação doutrinária do protestantismo.
Lutero foi um gigante da igreja. Sua influência ultra- passou os limites de seu tempo. As igrejas luteranas da Alemanha e dos países escandinavos nasceram do seu trabalho. Para elas, elaborou ele os Catecismos Maior e Menor; preparou apostilas para ajudar os ministros em seus sermões; desenvolveu um sistema de governo eclesiástico; deu a Bíblia alemã, que em muito contribuiu para padronizar a língua, além de compor belos. e grandiosos hinos, como "Castelo Forte", próprio para o canto congregacional no vernáculo.