Alternativas
(I) - A existência do mal foi necessária como criação divina que possibilitou o livre-arbítrio, dando aos homens a alternativa de fazerem ou não a vontade de Deus; e (II)- Como o Ser Absoluto abrange todas as coisas, os males são sempre ilusões dos nossos sentidos, pois em essência somos Um com o próprio Deus.
(I) - O mal não tem substância existente, é apenas ausên- cia e deficiência do que existe; e (II)- A Providência se move na História do mundo através das contradições e dos embates, que produzem males momentâneos, mas impulsionam o Espírito Absoluto para sua auto-realização final.
(I)- Deus providenciou os males com funções pedagógicas, considerando que são efêmeros, mas redundam em aprendizados capazes de salvar a alma eternamente; e (II)- Já que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus " , o mal não existe na vida de quem cumpre a vontade divina.
(I) - Tudo o que é material é mau e o que é espiritual é bom, por isso, só quando a alma se livra do corpo, se une a Deus e vence o mal; e (II)- Somos incapazes de discernir os acontecimentos bons dos maus, . pois não alcançamos suas consequências eternas.
(I) - Sendo Deus infinito, não reconhece limite, oposição ou contradição, está acima da distinção entre bem e mal; e (II)- Deus não pôde criar o homem livre e, ao mesmo tempo, incapaz de errar, há, portanto, limitações em seu poder.