SóProvas


ID
1163632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos gastos públicos, ao déficit público, à tributação e à poupança.

Um aumento na taxa de impostos responsável pela elevação da receita tributária até determinado ponto (máximo) pode ser explicado pelo fato de a elevação nos impostos indicar a redução no retorno sobre cada hora de trabalho adicional, o que incentiva os trabalhadores a trocar o trabalho pelo lazer, segundo prevê a Curva de Laffer.

Alternativas
Comentários
  • curva de Laffer é uma representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto às diferentes taxas.

    A curva de Laffer é tipicamente representada por um gráfico estilizado em parábolaque começa em 0%, eleva-se a um valor máximo em determinada alíquota intermediária, para depois cair novamente a 0 com uma alíquota de 100%.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_Laffer

    O cuidado que se deve ter é quanto a troca do trabalho pelo lazer, pois não necessariamente haverá essa troca. O que de mais importante se precisa saber é que chega a um momento em que o imposto é máximo (vide gráfico) e o trabalhador não ver mais benefício em trabalhar mais, trocando seu tempo por outros afazeres, tais como o lazer.

  • Não necessariamente lazer

  • Perfeito!

    Pense no imposto de renda com alíquotas progressivas e imagine que tais alíquotas se elevem até chegar a, sei lá, 90% para faixa de renda superior a, digamos, R$ 50 mil mensais.

    Agora imagine um médico que já fez atendimentos suficientes para chegar a uma renda mensal de R$ 50 mil e o mês ainda não acabou.

    Ora: ele sabe que para qualquer consulta adicional que fizer, 90% do valor recebido será pago em imposto de renda.

    Nesse caso, é fácil ver que ele terá todos os incentivos (FINANCEIROS, claro) para deixar de atender um paciente a mais e gastar seu tempo com lazer.

    Usamos este exemplo para mostrar uma das bases da curva de Laffer: o imposto sobre a renda pode chegar a tal ponto que desestimule a produção e, reduzindo esta, reduza a arrecadação. Afinal, o ideal é que o médico continuasse atendendo: ele ganharia mais e mais pessoas teriam acesso ao tratamento médico. No entanto, como há imposto demais, o médico prefere deixar de atender as pessoas e gastar seu tempo com lazer.

    Resposta: C