-
Errado, a despesa é reconhecida no período em que é paga, como o empréstimo é de longo prazo, a despesa é reconhecida nos períodos subsequentes.
-
CPC 20_Custos de Empréstimos
Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos.
A entidade deve capitalizar os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo, quando for provável que eles irão resultar em benefícios econômicos futuros para a entidade e que tais custos possam ser mensurados com confiabilidade.
Navio de guerra, prédio comercial e avião comercial são exemplos de ativos qualificáveis, visto que levam um tempo incomum para ficarem prontos. Desse modo, os custos do empréstimo (juros) obtido para a construção desses ativos devem ser reconhecidos no custo do ativo, conforme CPC 20.
ERRADO
-
Segundo o regime de competência, receitas e despesas devem ser registradas no período da ocorrência dos seus respectivos fatos geradores, independentemente de recebimento ou pagamento. No caso dos juros, os registros de despesa devem ser feitos no momento de sua ocorrência e não no período da autorização do empréstimo.
Prof. Gustavo Jubé
-
No caso dos Ativos QUALIFICÁVEIS, há uma exceção a regra: os juros prefixados são apropriados diretamente no custo deste ativo.
Ex: Uma empresa obtém um empréstimo de 1.000.000, com juros de 20.000, para construção de um Ativo Qualificável.
Lançamentos:
D - Banco/Caixa .................................. 1.000.000
D - Ativo Qualificável em construção .... 20.000
C - Empréstimo a pagar (PC/PNC) ....... 1.020.000
-
Lucas araújo, seu comentário está errado
-
Só lembrando: juros a transcorrer é uma conta ratificadora de Passivo:
Lançamento:
D - Ativo
C - Empréstimo
D - Juros a transcorrer
Juros Pago:
D - despesa (resultado)
C - juros a transcorrer
-
A entidade deve capitalizar os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo.
Com isso, incorreta a afirmativa E.
-
GABARITO ERRADO!
.
.
Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos. Custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de um ativo qualificável formam parte do custo de tal ativo.
-
Errado
CPC 20
Reconhecimento
9. Custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável devem ser capitalizados como parte do custo do ativo quando for provável que eles irão resultar em benefícios econômicos futuros para a entidade e que tais custos possam ser mensurados com confiabilidade. Quando a entidade aplicar o Pronunciamento Técnico CPC 42 –Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária (ou a sistemática de Correção Monetária Integral, enquanto não aprovado esse Pronunciamento Técnico), deve reconhecer como parte dos custos de empréstimos atribuíveis aos ativos qualificáveis apenas a parcela excedente à inflação.
-
Falamos que os encargos financeiros para ativos qualificáveis, que são aqueles que demoram um período de tempo substancial para ficarem pronto, devem ir para o custo do ativo e não para o resultado, como é a regra. Lembrando que essa apropriação não é feita na autorização, mas sim por competência. O gabarito é errado.
-
ERRADO
A despesa será registrada quando ocorrer o fato gerador de acordo com regime de competência .
No momento da operação = despesas financeiras a transcorrer /juros passivos a transcorrer = retific.do passivo
No momento da apropriação = despesas financeiras (resultado-despesa)
-
Gab. (E)
- Os encargos financeiros para ativos qualificáveis são aqueles que demoram um período de tempo substancial para ficarem pronto, devem ir para o custo do ativo e não para o resultado, como é a regra.
- Lembrando que essa apropriação não é feita na autorização, mas sim por competência.
-
Digamos que o empréstimo foi de 45.000 com juros de 5.000 (3ª fórmula)
D - Caixa (A) - 45.000
C - Empréstimo (P) - 50.000
D - Juros a transcorrer (ret. P) - 5.000
Mensalmente:
D - Despesa com Juros
C - Juros a transcorrer (ret. P)