SóProvas


ID
1165108
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao realizar a verificação por meio de um antivírus, um usuário detectou a presença de um vírus no seu computador. Foi orientado por um amigo a não excluir o arquivo infectado de imediato, mas, sim, isolá-lo em uma área sem a execução de suas funções por um determinado período de tempo. Tal recurso é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Quarentena é um recurso utilizado por todos os softwares (antívirus), para isolar uma ameaça ao computador por um tempo determinado ou não 

  • vacina foi para acabar. a banca viajou legal nessa

  • DEUS que sejamos premiados com uma "questão" dessas...



  • Quarentena: O vírus  não é deletado ou apagado. Ele é guardado em determinada área e fica "afastado de suas funções" durante um tempo. O antivírus faz isso porque, caso a praga seja muito forte, sua remoção(por meio do processo de deletar) pode afetar topo funcionamento PC. Então, enquanto a mantém em quarentena, continua rodando o sistema em busca de mais problemas - Todos eles ligados ou causados pelo vírus em quarentena.


    Fonte: http://seguranca.uol.com.br/antivirus/dicas/curiosidades/diferenca-entre-deletar-ou-colocar-um-virus-em-quarentena.html#rmcl

  • Gab D,

    Porém o termo VACINA não é uma viagem da banca, existem sim vacinas desenvolvidas para combater vírus de computar.

    Existem atualmente dezenas de milhares de vírus de computador e a cada mês, quase mil novos aparecem na Internet. Quando um vírus é descoberto, a ICSA (International Computer Security Association) estuda as características da nova praga e envia os dados para os fabricantes de antivírus, que desenolvem uma vacina. Para que o antivírus instalado na máquina seja eficaz, o usuário deve copiar essas vacinas do site do fabricante, de modo a tornar seu sistema imune à nova ameaça. Os downloads de atualização de vacinas costumam ser gratuitos e podem ser feitos automaticamente pelos próprios programas de antivírus.

  • Quarentena é o mesmo que aguardar. 

  • GABARITO D

     

     

    LUGAR ONDE VAI O VÍRUS QUE O ANTIVÍRUS PEGA: Quando um antivírus escaneia seu computador em busca de malware, pode acontecer de ele encontrar um arquivo suspeito, mas sem confirmação de que é um vírus de fato. Dessa forma, esse arquivo é colocado em quarentena, geralmente uma pasta criptografada gerenciada pelo antivírus, como uma espécie de jaula de proteção, para que o possível vírus não se espalhe pelo sistema operacional.

     

    Então, o arquivo suspeito fica sob monitoramento do software antivírus a fim de averiguar se a ameaça é ou não real e ele não poderá ser utilizado pelo usuário, mesmo que se trate de um componente de outro software, por medidas de segurança.

     

    É possível ainda que, apesar de ser constatada a presença de um malware, o antivírus não conte com ferramentas para combatê-lo. Sendo assim, a quarentena também é uma alternativa nesses casos e lá o arquivo fica até que o antivírus seja atualizado com novas armas.

     

     

    bons estudos